Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/15260
Tipo: masterThesis
Título: Diferencial de desempenho dos alunos: uma análise utilizando regressões quantílicas
Autor(es): Mattos Neto, Robinson
Orientador: Silva, Carlos Eduardo Lobo e
Bittencourt, Hélio Radke
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Economnia do Desenvolvimento
Data de Publicação: 2019
Palavras-chave: EDUCAÇÃO - ASPECTOS ECONÔMICOS
DESEMPENHO ESCOLAR
FAMÍLIA
ECONOMIA
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo encontrar quais determinantes de desempenho proporcionam os maiores diferenciais na nota dos estudantes de Matemática e Língua Portuguesa para o 5º e 9º ano, e identificar o seus efeitos nos alunos com as melhores e piores notas. Reconhecer esses diferenciais ajuda na proposição de políticas educacionais, pois se pode ter noção do que é prioritário na implementação de uma política pública, além de ajudar a entender melhor sobre as causas das disparidades de notas entre os alunos. Para isto, será utilizado o método de Regressões Quantílicas (RQ) com os dados provenientes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) para o ano de 2015. Os resultados encontrados identificam os determinantes Índice socioeconômico, Controle de entrada e saída da escola, Reprovado e Conservação da escola como os que proporcionam os maiores diferenciais na nota dos alunos. A literatura apresentada no trabalho destacou as características relacionadas ao efeito família como principais determinantes do desempenho escolar e, por consequência, deveriam assumir essa importância nos diferenciais de desempenho, apesar disto, as variáveis ligadas ao efeito escola surpreenderam ao apresentaram importantes diferenciais nas notas dos alunos.
The present study aims to find out which determinants of school performance provide the greatest differences on the student’s scores in Mathematics and Portuguese Language for the 5th and 9th year, and identify their effects on the students with the best and worst grades. Recognizing these differentials helps in proposing educational policies, because it can have a sense of what is a priority in the implementation of a public policy, as well as helping to better understand the causes of grade disparities among students. To that end, Quantile Regressions (RQ) will be used with data from the Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) for the year 2015. The results found identify the determinants Índice socioeconômico, Controle de entrada e saída da escola, Reprovado and Conservação da escola such as those that provide the greatest differences in students’ grades. The literature presented in the study emphasized the characteristics related to the family effect as main determinants of school performance and, consequently, should assume this importance in the performance differentials, although, the variables related to the school effect surprised when they presented important differentials in the scores of the students.
URI: http://hdl.handle.net/10923/15260
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