Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/15285
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMorosini, Marília Costa
dc.contributor.authorAndrade, Rubya Mara Munhóz de
dc.date.accessioned2019-08-09T12:01:36Z-
dc.date.available2019-08-09T12:01:36Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/15285-
dc.description.abstractEsta Tese de Doutorado em Educação apresenta a investigação sobre “A extensão universitária e a democratização do ensino na perspectiva da universidade do encontro”. Pesquisou o alcance social da extensão universitária para democratização do ensino, a partir do programa extensionista “Arborização Urbana: um Exercício de Cidadania e Sustentabilidade Socioambiental”, desenvolvido na Universidade Federal do Pampa, interrogando: “Como está sendo trabalhada a extensão universitária na Universidade Federal do Pampa na perspectiva da articulação com a sociedade e democratização do conhecimento”? Analisou o impacto da integração universidade e sociedade, dos saberes científicos e da experiência, da articulação e desenvolvimento das diretrizes extensionistas, e dos limites, tensões e possibilidades existentes neste processo.Frente a defesa de uma extensão universitária, como formação acadêmica e cidadã, busquei fundamentos teóricos em autores brasileiros comprometidos com a melhoria do país a partir da educação. Trago também a contribuição de Sousa Santos (1994, 2000, 2004, 2008, 2010, 2017a), Zabalza (2004), Zabalza, Mentges e Vitória (2018) e dos autores Leite (2002), Leite e Fernandes (2010), Fernandes (2008), Zitkoski (2008), Morosini (2006, 2018), Rigo, Moreira e Vitória (2018), entre outros.Como metodologia de pesquisa qualitativa, utilizamos os princípios da pesquisa participante e o estudo de caso, buscamos referências em André (2005), Martins (2008), Minayo (2010), A. J. Severino (2007), Yin (2005), Brandão e Streck (2006), Lüdke e André (1986), Triviños (1987), Bogdan e Biklen (1994). Os instrumentos para coleta de dados foram: a observação direta, entrevista semiestruturada, participação em rodas de conversa e análise de documentos. Para a leitura, análise e interpretação de dados, usamos os princípios da análise de conteúdo proposta por Bardin (2009). Os sujeitos da pesquisa foram docentes, discentes e comunidade extensionista participante do programa: “Arborização Urbana: um Exercício de Cidadania e Sustentabilidade socioambiental”. Entre os resultados da investigação inferimos que: a extensão universitária fortalece a integração da universidade com a sociedade, o diálogo, a integração dos sujeitos e dos saberes científicos e da experiência; fomenta a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; viabiliza a gestação de renovadas práticas pedagógicas na educação e fundamenta a importância da inserção das atividades de extensão nos cursos de graduação; Possibilita a conscientização dos sujeitos, o empoderamento e articula o fortalecimento e construção de políticas públicas no horizonte da transformação social. Como contribuição da tese, construímos a metodologia denominada Roda de Conversa Extensionista Transformadora (RCET), potencializadora da democratização do conhecimento a partir da extensão universitária, na concretude da “universidade do encontro”.pt_BR
dc.description.abstractThis doctoral thesis in Education presents an investigation on “University Community outreach and teaching democratization in the perspective of the university of meeting”. The scope of the university outreach in the democratization of teaching was studied through the outreach program “Urban Afforestation: an exercise of Citizenship and Socio-environmental Sustainability”, which was performed at Universidade Federal do Pampa. The question proposed was: “How the university outreach has been developed at Universidade Federal do Pampa, considering the interaction with society and the democratization of knowledge?” The work has analyzed the impact caused by the integration between society and university, scientific knowledge and experience, and the limits, tensions and ongoing possibilities in this process. Towards the defense of university outreach as academic and citizen constitution, the theoretic basis were looked for in Brazilian authors. Contributions of other authors are also here: Sousa Santos (1994, 2000, 2004, 2008, 2010, 2017a), Zabalza (2004), Zabalza, Mentges and Vitória (2018), Leite (2002), Leite and Fernandes (2010), Fernandes (2008), Zitkoski (2008), Morosini (2006, 2018), Rigo, Moreira and Vitória (2018).The research methodology was qualitative, using the principles of participant research and case study. The references came from André (2005), Martins (2008), Minayo (2010), A. J. Severino (2007), Yin (2005), Brandão and Streck (2006), Lüdke and André (1986), Triviños (1987), Bogdan and Biklen (1994). The tools applied in the data collection were: direct observation, semi-structured interview, participation in round talks and documents’ analysis. For reading, analysis and data comprehension, the principles of content analysis of Bardin (2009) were applied. The research subjects were professors, students and the outreach community participating in the program: “Urban Afforestation: an exercise of Citizenship and Socio-environmental Sustainability”. Among the results, it could be inferred that: university community outreach strengthens the integration between university and society, and also fortifies the dialogue, the integration among subjects, the integration of scientific knowledge and experience; stimulates the indivisibility among teaching, research and outreach; provides the making of renewable pedagogic practices; indertion of extension activities in undergraduate courses; creates subject awareness and empowerment aiming to social changes. As a contribution of this thesis, a methodology entitled Outreach Round Talk for Change (RCET) was crated, in order to strengthen knowledge democratization through the “university of meeting”.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectENSINO SUPERIORpt_BR
dc.subjectSOCIEDADEpt_BR
dc.subjectDEMOCRACIApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleA extensão universitária e a democratização do ensino na perspectiva da universidade do encontropt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000495294-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,95 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.