Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/15291
Tipo: masterThesis
Título: Partilhar saberes e construir fazeres: a educação popular em um contexto socioambiental no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Alvorada
Autor(es): Pio, Gabrielli da Silva
Orientador: Eggert, Edla
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2019
Palavras-chave: ENSINO PROFISSIONALIZANTE - RIO GRANDE DO SUL
JUSTIÇA AMBIENTAL
AMBIENTALISMO
EDUCAÇÃO POPULAR
ENSINO TÉCNICO - BRASIL
Resumo: Essa dissertação teve como escopo compreender como se manifestam as relações socioambientais entre o campus Alvorada do IFRS e a sua comunidade. O gatilho que impulsionou o estudo foi à prática ambientalmente orientada dos mutirões de limpeza de lixo, realizados na rua da instituição, e reproduzidos posteriormente pela comunidade local, instalada em uma área de ocupação popular. A metodologia valeu-se dos princípios da pesquisa participante evidenciados pela educação popular, observação participante em aulas, coletivos, eventos, projetos de extensão, conversas com diversos atores sociais do campus Alvorada, entrevistas individuais com cinco moradores da comunidade, e um grupo de discussão com seis estudantes e uma mãe de estudante, todos moradores de Alvorada. Após as entrevistas e o grupo de discussão, os dados foram analisados à luz da educação popular e seus modos de pensar a coletividade, a descolonização das mentes e o processo de ação-reflexão, assim como as relações socioambientais foram avaliadas tendo como base os processos de injustiça ambiental, conflitos ambientais, e sujeito ecológico. Os resultados indicam que a comunidade que frequenta a instituição resiste, luta, e aprende a ter esperança nesse lugar. A área onde o campus está localizado se configura como uma “zona de sacrifício”, e a comunidade que reside na “Av. A” sofre diariamente diversas injustiças ambientais. Os temas da inclusão, do meio ambiente e da atualidade local e global estão em redes de conexão entre essa comunidade escolar e são desenvolvidos de maneira orgânica.
URI: http://hdl.handle.net/10923/15291
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000495400-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,48 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.