Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/15291
Type: masterThesis
Title: Partilhar saberes e construir fazeres: a educação popular em um contexto socioambiental no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Alvorada
Author(s): Pio, Gabrielli da Silva
Advisor: Eggert, Edla
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2019
Keywords: ENSINO PROFISSIONALIZANTE - RIO GRANDE DO SUL
JUSTIÇA AMBIENTAL
AMBIENTALISMO
EDUCAÇÃO POPULAR
ENSINO TÉCNICO - BRASIL
Abstract: Essa dissertação teve como escopo compreender como se manifestam as relações socioambientais entre o campus Alvorada do IFRS e a sua comunidade. O gatilho que impulsionou o estudo foi à prática ambientalmente orientada dos mutirões de limpeza de lixo, realizados na rua da instituição, e reproduzidos posteriormente pela comunidade local, instalada em uma área de ocupação popular. A metodologia valeu-se dos princípios da pesquisa participante evidenciados pela educação popular, observação participante em aulas, coletivos, eventos, projetos de extensão, conversas com diversos atores sociais do campus Alvorada, entrevistas individuais com cinco moradores da comunidade, e um grupo de discussão com seis estudantes e uma mãe de estudante, todos moradores de Alvorada. Após as entrevistas e o grupo de discussão, os dados foram analisados à luz da educação popular e seus modos de pensar a coletividade, a descolonização das mentes e o processo de ação-reflexão, assim como as relações socioambientais foram avaliadas tendo como base os processos de injustiça ambiental, conflitos ambientais, e sujeito ecológico. Os resultados indicam que a comunidade que frequenta a instituição resiste, luta, e aprende a ter esperança nesse lugar. A área onde o campus está localizado se configura como uma “zona de sacrifício”, e a comunidade que reside na “Av. A” sofre diariamente diversas injustiças ambientais. Os temas da inclusão, do meio ambiente e da atualidade local e global estão em redes de conexão entre essa comunidade escolar e são desenvolvidos de maneira orgânica.
URI: http://hdl.handle.net/10923/15291
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000495400-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,48 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.