Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/15844
Tipo: masterThesis
Título: Fala com o meu BOT: experiência e interatividade no uso de chatbots como estratégia de marca
Autor(es): Lara, Caroline Gomes
Orientador: Pase, André Fagundes
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2019
Palavras-chave: CONVERSAÇÃO
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
PUBLICIDADE
COMUNICAÇÃO
Resumo: O grande desafio do mercado publicitário é a sua própria reinvenção e a ressignificação das mídias para atingir o consumidor de modo mais eficaz. Neste contexto, os chatbots se apresentam como uma alternativa que combina publicidade com aspectos pervasivos e interativos, de forma a aproximar as marcas de um diálogo com seu público, propiciando experiências e vivências significantes ao consumidor. O presente estudo refere-se ao uso de chatbots como estratégia de engajamento com o público-alvo. O estudo busca responder ao seguinte questionamento: de que forma as interações realizadas através de bots conversacionais moldam as práticas contemporâneas das marcas em uma rede social digital? Para tanto, a metodologia escolhida para esta pesquisa exploratória e qualitativa tem, para coleta de dados, a pesquisa bibliográfica e documental, e, para análise dos dados coletados, a cartografia. Publicidade pervasiva, marketing centrado no ser humano, interação, interatividade, tecnologias do imaginário, processos de midiatização e comunicação mediada por meios digitais são os temas que permeiam este estudo.
The great challenge of the advertising market is its own reinvention and the re-signification of its media to reach the consumer more effectively. In this context, chatbots are an alternative that combines advertising with pervasive and interactive aspects, in order to bring the brands closer to a real dialogue with their audience, providing significant experiences to consumers. The present study refers to the use of chatbots as an engagement strategy with the target audience. This study seeks to answer the following question: how do interactions through conversational bots shape contemporary practices of trademarks in a digital social network? To do so, the methodology chosen for this exploratory and qualitative research has, for data collection, bibliographic research and documentary research, and for the analysis of the data collected, cartography. Cyber and pervasive advertising, human-centered marketing, interaction, interactivity, technologies of the imaginary, mediatization processes and mediated communication through digital media are the themes that permeate this study.
URI: http://hdl.handle.net/10923/15844
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