Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/16446
Tipo: masterThesis
Título: An analysis of motivations and affordances for knowledge sharing on airbnb
Autor(es): Vaz, Gabriela Ester Godoy
Orientador: Chaves, Marcirio Silveira
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Fecha de Publicación: 2019
Palabras clave: COMPARTILHAMENTO
CONHECIMENTO
ECONOMIA COMPARTILHADA
TURISMO - ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Resumen: Existem muitas maneiras, canais ou mecanismos dentro das plataformas de economia compartilhada para os usuários se reunirem em ligações ideológicas com a comunidade, o que possivelmente encoraja motivações internas para participar de atividades de compartilhamento de arquivos e compartilhamento de conhecimento. O conceito de affordances enfatiza como cada tecnologia ou mídia (mídias sociais ou ferramentas da Web 2.0) oferece aos usuários modos diferentes de leitura, escrita e utilização de várias combinações de meios, que podem ser úteis na pesquisa de dinâmicas de compartilhamento de conhecimento no contexto da economia compartilhada. Além disso, não há estudos reunindo estes três tópicos: Economia Compartilhada, Compartilhamento de Conhecimento e Affordances. Nesse contexto, é preciso entender como as motivações e as affordances dos usuários para compartilhamento de conhecimento afetam o uso do Airbnb. Esta dissertação visa identificar e analisar as motivações e os recursos dos usuários que afetam o compartilhamento de conhecimento no Airbnb. Para atingir este objetivo, usei métodos mistos composto de quatorze entrevistas e 101 respostas de questionários.Os resultados mostram que Prazer, Auto eficácia, Reciprocidade e Altruísmo (todas motivações intrínsecas) têm um impacto positivo nas práticas de compartilhamento de conhecimento no Airbnb, enquanto Reputação e Influência Social (motivações extrínsecas) não são significativamente relacionadas à dinâmica de compartilhamento de conhecimento na plataforma estudada. Também foram investigadas motivações para o uso do Airbnb, como Electronic word-of-mouth e confiança / falta de confiança, e estas também foram positivamente associadas ao compartilhamento de conhecimento no Airbnb, bem como aos processos de tomada de decisão dos usuários. Além disso, verificou-se que as affordances de Associação, Visibilidade, Persistência, Editabilidade, Conectividade e Interatividade tiveram um impacto positivo nas práticas de compartilhamento de conhecimento, enquanto a Revisibilidade, a Associação Gerada pela Rede e o Papel Generativo de Informações não foram positivas para o compartilhamento de conhecimento no Airbnb. Além disso, por meta-análise, construí dezesseis proposições. Além disso, por meta-análise, formulei dezesseis proposições, que constituem a contribuição teórica para orientar investigações adicionais usando o Airbnb ou plataformas semelhantes. Quanto às implicações práticas, este estudo pode ajudar gerentes de economia compartilhada a melhorar suas plataformas, além de ajudar os desenvolvedores de tecnologia da informação a aprender com as affordances que afetam o compartilhamento de conhecimento, a fim de aplicá-las na criação de aplicativos e plataformas sociais.
There are many ways, channels or mechanisms within sharing economy platforms for users to assemble in ideological community-binding that possibly encourage internal motivations to engage in filesharing and knowledge sharing activities. The affordance concept underlines how each technology or media, such as social media or Web 2.0 tools, affords users with unlike modes of reading, writing and utilizing several combinations of means, which might be useful when research for knowledge sharing within sharing economy context. Moreover, there are no studies meeting these three topics together: Sharing Economy, Knowledge Sharing and Affordances. In this context, there is need to understand how users’ motivations and affordances for knowledge sharing affect the usage of the Airbnb.This dissertation aims to identify and analyze users’ motivations and affordances that impact knowledge sharing in Airbnb. In order to attain this goal, I used mixed methods composed by fourteen interviews and 101 answers of a survey. Results show Enjoyment, Self-efficacy, Reciprocity and Altruism – all intrinsic motivations – have a positive impact on knowledge sharing in Airbnb, while Reputation and Social Influence – both extrinsic motivations – are not meaningful related to knowledge sharing in the platform studied. It was also investigated motivations for Airbnb usage, such as Electronic word-of-mouth and trust / lack of trust, and they were also positively associated with knowledge sharing throughout Airbnb as well as to users’ decision-making processes. Moreover, Association, Visibility, Persistence, Editability, Connectivity, Interactivity affordances were found to have a positive impact on knowledge sharing while Reviewability, Network-informed association and Generative role-tanking were not meaningful to knowledge sharing within Airbnb. Furthermore, by meta-analysis, I formulated sixteen propositions, which constitutes the theoretical contribution to guide further investigations using Airbnb or similar platforms. As for practical implications, this study can help sharing economy managers to improve their platforms as well as helping IT developers that can learn from those affordances that impact on knowledge sharing in order to apply them when creating social platforms and apps.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16446
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000496965-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,87 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.