Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/16464
Tipo: doctoralThesis
Título: Desenvolvimento e perspectivas da educação estatística: narrativas de educadores estatísticos no contexto Ibero-Americano
Autor(es): Ody, Magnus Cesar
Orientador: Viali, Lorí
Batanero, Carmen
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2019
Palabras clave: ESTATÍSTICA
ESTATÍSTICA - ESTUDO E ENSINO
EDUCAÇÃO - ESTATÍSTICA
EDUCAÇÃ
Resumen: A pesquisa apresenta um estudo na área da Educação Estatística. O objetivo é analisar os modos de ver e conceber o seu desenvolvimento nas origens, finalidades e perspectivas, especialmente no Brasil. Utilizou-se a abordagem de natureza qualitativa e a investigação biográfico-narrativa como marco teórico e metodológico. As contribuições emergiram a partir dos materiais produzidos em três momentos. O primeiro consistiu na produção de uma narrativa histórica acerca da estatística e da educação estatística. O segundo mostra o desenvolvimento contemporâneo, com os relatos produzidos a partir das entrevistas realizadas com 15 professores relevantes na promoção da educação estatística de três países ibero-americanos: Brasil, Portugal e Espanha. Observaram-se fatos relacionados às trajetórias de formação profissional refletidos na pessoalidade. O terceiro momento foi a realização da análise narrativa, ancorada em uma estrutura ilustrativa, restitutiva e analítica. Estas, representadas pela textualização das entrevistas na íntegra e a construção do giro narrativo, como modo de compreender e reconstruir sentidos. Identificou-se que as contribuições históricas vão ao encontro do desenvolvimento da educação estatística, protagonizado por pessoas e instituições, especialmente após a segunda metade do século XX. Os modos de ver e conceber a educação estatística definem as ações de educadores no seu desenvolvimento e mostram, no Brasil, uma perspectiva de influência positiva no contexto ibero-americano.A colaboração de professores brasileiros em grupos de estudos e eventos da área, coloca o Brasil no cenário internacional. Uma referência em função da sua significativa produção, ocupando a vice posição mundial na elaboração de teses em educação estatística. O grupo de trabalho em educação estatística, o GT12, vinculado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática, é colaborativo e atuante, agregando grupos de pesquisa brasileiros, incorporando novos membros e aumentando a produção científica. As narrativas produzidas, revelam os vínculos profissionais e pessoais como modo de aproximação nos países acima citados. A educação estatística é definida como área autônoma, com um campo de pesquisa definido, mais fortemente consolidada no contexto internacional. Predomina nas entrevistas, a relevância das interfaces didáticas e pedagógicas da educação estatística e da educação matemática. Ocorre a defesa na promoção da educação estatística para todos. Nos espaços formais, de forma didática e interdisciplinar, com o incentivo às mudanças na formação inicial e continuada. Em contextos não formais, a oportunidade e o apoio no desenvolvimento do letramento estatístico e probabilístico dos cidadãos.
This research presents a study in the area of Statistical Education. The objective is to analyze the ways of seeing and conceiving its development in the origins, purposes and perspectives, especially in Brazil. The qualitative approach and the biographical-narrative investigation were used as theoretical and methodological framework. Contributions emerged from the materials produced in three moments. The first consisted of producing a historical narrative about statistics and statistical education. The second shows contemporary development, with reports produced from interviews with 15 relevant teachers in the promotion of statistical education from three Ibero-American countries: Brazil, Portugal and Spain. Facts related to the trajectories of professional formation reflected in theirs personality were observed. The third moment was the realization of narrative analysis, anchored in an illustrative, restorative and analytical framework. These, represented by the textualization of the interviews in their entirety and the construction of the narrative turn, as a way of understanding and reconstructing meanings. Historical contributions have been found to meet the development of statistical education, led by people and institutions, especially after the second half of the twentieth century.The ways of seeing and conceiving statistical education define the actions of educators in its development and show, in Brazil, a perspective of positive influence in the Ibero-American context. The collaboration of Brazilian teachers in study groups and events in the area places Brazil on the international scene. A reference due to its significant production, occupying the world second position in the elaboration of theses in statistical education. The working group on statistical education, GT12, linked to the Brazilian Society of Mathematical Education, is collaborative and active, bringing together Brazilian research groups, incorporating new members and increasing scientific production. The narratives produced reveal the professional and personal ties as a way of approaching the countries mentioned above. Statistical education is defined as an autonomous area, with a defined field of research, more strongly consolidated in the international context. In interviews, the relevance of the didactic and pedagogical interfaces of statistical education and mathematics education predominates. Defense occurs in the promotion of statistical education for all. In formal spaces, in a didactic and interdisciplinary way, with the encouragement of changes in initial and continuing education. In non-formal contexts, the opportunity and support in developing citizens' statistical and probabilistic literacy.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16464
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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