Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/16626
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dc.contributor.advisorAngelini, Paulo Ricardo Kralik
dc.contributor.authorPacheco, Pietro Gabriel dos Santos
dc.date.accessioned2020-07-01T12:10:16Z-
dc.date.available2020-07-01T12:10:16Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/16626-
dc.description.abstractO século XX significa, para muitos países europeus, o período de presentificação das maiores potências em África. No caso português, a presença se dá até 1975, com o fim da ditadura iniciada por Salazar pela Revolução dos Cravos, momento histórico que possibilitou a independência dos países colonizados. A publicação de obras literárias com temáticas da Guerra Colonial e a presença até anterior às independências das antigas colônias prolifera-se, principalmente, pelo sentimento de trauma gerado com a perda das antigas colônias e o êxodo de um número expressivo de retornados forçados a abandonarem terras que, durante anos foram tomadas por suas. António Lobo Antunes, um desses escritores, usa o período anterior à 1975 para construir suas narrativas, tanto como causa quanto como efeito da Guerra na vida de suas personagens. Em Até que as pedras se tornem mais leves que a água (2017), um de seus últimos romances publicado, temos um pai e um filho como personagens principais. Ambos estão ligados pelo sangue, não de modo genético, mas, sim, a partir de um episódio brutal e da consequência dele: a morte dos dois dentro de um ritual tradicional conhecido como a matança de porcos. Sabendo isso, este trabalho tem por objetivo analisar a construção da identidade desse filho, criança retirada de Angola e criada em solo português.pt_BR
dc.description.abstractThe 20th century means, for many European countries, the period of identification of the greatest powers in Africa. In the Portuguese case, the presence occurs until 1975, with the end of the dictatorship initiated by Salazar by the Carnation Revolution, a historical moment that made possible the independence of the colonized countries. The publication of literary works with themes from the Colonial War and the presence until before the independence of the former colonies proliferated, mainly by the feeling of trauma generated by the loss of the former colonies and the exodus of an expressive number of returnees forced to abandon lands that, for years were taken by theirs. António Lobo Antunes, one of these writers uses the period before 1975 to construct his narratives, both as a cause and an effect of the War on the lives of his characters. In Até que as pedras se tornem mais leves que a água (2017), one of his last published novels, we have a father and son as main characters. Both are linked by blood, not in a genetic way, but from a brutal episode and its consequence: the death of both within a traditional ritual known as the slaughter of pigs. Knowing this, this work aims to analyze the construction of the identity of this son, a child removed from Angola and raised on Portuguese soil.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectLITERATURA PORTUGUESA - HISTÓRIA E CRÍTICApt_BR
dc.subjectIDENTIDADE (PSICOLOGIA)pt_BR
dc.subjectMEMÓRIApt_BR
dc.subjectGUERRApt_BR
dc.titleAqui e lá: a identidade do filho preto em “Até que as pedras se tornem mais leves que a água”, de António Lobo Antunespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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