Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/16909
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Ricardo Timm de-
dc.contributor.authorCzekster, Gustavo Melo-
dc.date.accessioned2021-01-20T12:05:39Z-
dc.date.available2021-01-20T12:05:39Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/16909-
dc.description.abstractA presente tese na área da Escrita Criativa é constituída por dois momentos distintos e que interagem entre si. Na primeira parte, a criação ficcional, é apresentada um romance, A nota amarela, que relata uma história a partir do ponto de vista da violoncelista Jacqueline du Pré (1945-1987), a qual, durante uma execução do Concerto para Violoncelo de Elgar, questiona aspectos da sua busca individual para tentar trazer ao mundo a música perfeita que mora na sua imaginação. Em meio a tais pensamentos, a narradora recorda a existência de um mito da China Imperial relacionado à existência de uma nota amarela, a nota da Criação, e, acreditando que esse som esteja escondido dentro de todos os seres humanos, resolve procurá-lo no interior de si mesma, o que acaba lhe causando uma série de problemas e descobertas pessoais. Na segunda parte, o ensaio acadêmico, escrito tomando por base os ensaios de Michel de Montaigne, são abordados alguns aspectos técnicos sobre a construção do romance A nota amarela, tais como a origem da obra de arte, a gênese do impulso criativo, as vantagens e dificuldades de se lidar com personagens reais, a percepção de tempo narrativo como parte da estrutura da obra e a noção de acontecimento como ponto central das ficções, apresentando alguns dos problemas que o autor se deparou durante a realização da obra literária e de como eles foram resolvidos no decorrer da trama.pt_BR
dc.description.abstractThe present thesis is composed of two distinct and interacting moments. The first part, the fictional creation, consists of a novel, A nota amarela [The yellow note], which presents a story told from the point of view of Jacqueline du Pré (1945-1987), a cellist who, during a performance of Elgar’s Cello Concerto, questions aspects of her individual quest to try to bring the perfect music that inhabits her imagination into the world. Amongst such thoughts, the narrator recalls a myth dating back to Imperial China regarding the existence of a yellow note, the note of Creation. Therefore, believing that such a sound is hidden within all human beings, she decides to look for it within herself, which ends up leading her to a number of personal problems and discoveries. The second part of the thesis, represented by the academic essay written based on Michel de Montaigne’s essays, presents some technical aspects regarding the construction of the novel A nota amarela, such as the origin of the work of art, the genesis of the creative impulse, the advantages and the difficulties in dealing with real characters, and also the perception of narrative time as part of the structure of the work and the notion of event as a central point of fiction. Furthermore, the essay discusses some of the problems that the author encountered while carrying out the literary work and how they were tackled throughout the plot. La presente tesi è costituita da due momenti distinti e che interagiscono tra di loro. Nella prima parte, la creazione fittizia, è presentato un romanzo, A nota amarela [La nota gialla], il quale racconta una storia narrata dal punto di vista della violoncellista Jacqueline du Pré (1945-1987) che, durante un’esecuzione del Concerto per Violoncello di Elgar, mette in discussione aspetti della sua ricerca individuale per cercare di portare nel mondo la musica perfetta che vive nella sua immaginazione. Assorta tra questi pensieri, la narratrice si ricorda di un mito della Cina Imperiale riguardante l’esistenza di una nota gialla, la nota della Creazione, e credendo che questo suono sia nascosto in tutti gli esseri umani, decide di cercarlo dentro sé stessa, ciò che finisce per condurla a una serie di problemi e scoperte personali. Nella seconda parte, il saggio accademico, la cui redazione è basata sui saggi di Michel de Montaigne, sono trattati alcuni aspetti tecnici sulla costruzione del romanzo A nota amarela, come ad esempio l’origine dell’opera d’arte, la genesi dell’impulso creativo, i vantaggi e le difficoltà nell’avere a che fare con personaggi reali, la percezione del tempo narrativo come parte della struttura dell’opera e la nozione di avvenimento come punto centrale della finzione. Il saggio presenta altresì alcuni problemi affrontati dall’autore durante la realizzazione dell’opera letteraria e il modo in cui sono stati risolti nel corso della trama.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectESCRITA CRIATIVApt_BR
dc.subjectCRIAÇÃO LITERÁRIA E ARTÍSTICApt_BR
dc.subjectNARRATIVApt_BR
dc.subjectLITERATURApt_BR
dc.titleA nota amarela, seguida de “Sobre a escrita – um ensaio à moda de Montaigne”pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TES_GUSTAVO_MELO_CZEKSTER_COMPLETO.pdfTexto completo1,86 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.