Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/16951
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorParedes, Marçal de Menezes-
dc.date.accessioned2021-01-27T12:07:21Z-
dc.date.available2021-01-27T12:07:21Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/16951-
dc.description.abstractEsta pesquisa está inserida, contextualmente, no complexo movimento da construção identitária nacional angolana, no espaço luandense, a partir da análise do filme Oxalá Cresçam Pitangas, Histórias de Luanda (2005/7) e É Dreda ser Angolano (2006/8). O primeiro documentário é dirigido por Ondjaki e Kiluanje Liberdade e é uma produção luso-angolana que faz parte do cinema de retomada angolano (2003), que surgiu a partir do término da Guerra Pós-eleitoral (1992-2002), com a morte de Jonas Malheiro Savimbi, fundador da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA). Para além da UNITA, serão vistos outros movimentos e partidos vinculados a descolonização e independência de Angola, assim como, alguns impasses com o cinema sobre e de Angola. Já a segunda obra fílmica, É Dreda Ser Angolano (2006/8), é uma produção do coletivo Fazuma e está vinculada ao cinema de poeira de Angola, ou seja, o cinema realizado nos mussekes angolanos, regiões periféricas de Angola. Estas duas “formas” de se fazer e pensar o cinema em Angola, refletem na relação entre Cinema-História e as narrativas de identidades nacionaispt_BR
dc.description.abstractThis research is inserted, contextually, in the complex movement of the construction of Angolan national identity, in Luanda, from the analysis from the film Oxalá Cresçam Pitangas, Histórias de Luanda (2005/7) and É Dreda ser Angolano (2006/8). The first documentary is directed by Ondjaki and Kiluanje Liberdade and is a Portuguese-Angolan production that is part of the Angolan retake cinema (2003), which emerged from the end of the Post-election War (1992-2002), with the death of Jonas Malheiro Savimbi, founder of the National Union for the Total Independence of Angola (UNITA). In addition to UNITA, other movements and parties linked to the decolonization and independence of Angola will be seen, as well as some impasses in cinema about Angola. The second film, É Dreda Ser Angolano (2006/8), it is a collective production by Fazuma and is linked to the dust cinema of Angola, that is, to the cinema made in Angolan mussekes, peripheral regions of Angola. These two “ways” of making and thinking about cinema in Angola, reflect on the relationship between Cinema-History and as narratives of national identities.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectTermo 1: 63004$$aOxalá cresçam pitangas (Filme)$$xCrítica e interpretação. Termo 2: 63004$$aÉ dreda ser angolano (Filme)$$xCrítica e interpretação. Termo 3: CINEMA - ANGOLA. Termo4: NACIONALISMO. Termo 5: RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Termo 6: HISTÓRIApt_BR
dc.subjectCINEMA - ANGOLApt_BR
dc.subjectNACIONALISMOpt_BR
dc.subjectRELAÇÕES INTERNACIONAISpt_BR
dc.subjectHISTÓRIApt_BR
dc.titleOxalá Cresçam Pitangas (2005/7) e É Dreda ser Angolano (2006/8): olhares sobre Luanda através do cinema de retomada angolano e do cinema de poeirapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIS_RENATA_DARIVA_COSTA_COMPLETO.pdfTexto completo5,09 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.