Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/17408
Tipo: doctoralThesis
Título: A crítica de Thomas Reid à teoria das ideias em René Descartes
Autor(es): Gonçalves, Angela
Orientador: Pich, Roberto Hofmeister
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: EPISTEMOLOGIA
IDEIA (FILOSOFIA)
PERCEPÇÃO
FILOSOFIA FRANCESA
Resumo: O objetivo deste trabalho é mostrar a crítica de Thomas Reid à teoria das ideias, em especial, a teoria das ideias em René Descartes; analisá-la, defender que a teoria das ideias não incorre em ceticismo e mostrar que Reid não compreendeu a epistemologia de Descartes. Portanto, o problema a ser investigado é se realmente a teoria das ideias incorre em ceticismo, se Reid compreendeu Descartes e fazer a defesa da teoria das ideias de Descartes. Para tal, aponta como Reid apresenta Descartes no seu livro intitulado Investigação sobre a Mente Humana segundo os Princípios do Senso Comum e na sua obra Ensaio sobre os Poderes Intelectuais dos Homens. Primeiramente, assinala, na primeira obra supracitada, os aspectos levantados por Reid quanto à descrença por parte de Descartes do mundo material, a crítica de Reid às ideias dos sentidos, também a crítica do autor às imagens e impressões na mente que Descartes defende, e, por último, apresenta a defesa que Reid faz sobre analogias e conjecturas que induzem à teoria das ideias ao erro. Nos Ensaios sobre os Poderes Intelectuais dos Homens, Reid apresenta, de uma forma mais aprofundada, as operações mentais e continua fazendo críticas à falácia dos sentidos, à teoria da percepção em Descartes e apresenta as teses que vão de encontro à teoria das ideias e quais são as causas para que essa teoria incorra em ceticismo. Posteriormente, apresenta a epistemologia de Thomas Reid e a sua “filosofia do senso comum” como uma alternativa ao ceticismo cartesiano. Reid é considerado um filósofo realista, pois defende uma forma de realismo direto para o conhecimento sensível através da concepção-percepção como forma de conhecimento.Explana a teoria da evidência reidiana, explicando-se os atos mentais como concepção, percepção, sentidos, crença, memória. Ademais, apresenta o método de Reid, “a indução”, o que é e como funciona fundamentado nas Regulae Philosophandi que, para o autor, são as máximas do senso comum, pois são usadas no dia a dia das pessoas. Ainda, explica o que é a teoria geral do senso comum. Num outro momento, apresenta o método cartesiano e o que são as ideias para Descartes, pois é o cerne de seu representacionismo. Faz uma explanação da teoria da evidência cartesiana, explicando-se memória, percepção, imaginação, concepção e os sentidos. Explica o que é a teoria das ideias também e como se dá o acesso entre mente e mundo material. Por fim, defende que a teoria das ideias não incorre em ceticismo, apresenta argumentos e teses para essa sustentação; a teoria do senso comum seria um primeiro grau de conhecimento, enquanto a teoria das ideias um grau superior por defender ideias, representação.
The objective of this work is to show Thomas Reid's criticism of the theory of ideas, in particular, the theory of ideas in René Descartes, to analyze the two theories and to defend that the theory of ideas does not incur skepticism, and furthermore, to show that Reid does not understood Descartes' epistemology. So, the problem to be investigated is whether the theory of ideas really incurs skepticism, whether Reid understood Descartes and making the case for Descartes' theory of ideas. To this end, it shows how Reid presents Descartes in his book entitled “Investigation of the Human Mind according to the Principles of Common Sense” and in his work “Essay on the Intellectual Powers of Men”. Firstly, the aspects mentioned by Reid about Descartes' disbelief in the material world, Reid's critique of the ideas of the senses, the author's criticism of images and impressions in the mind that Descartes defends are shown in the first work mentioned above, and finally, Reid's defense of analogies and conjectures that lead the theory of ideas to error is presented. In the Essays on the Intellectual Powers of Men, Reid presents mental operations in more depth and continues to criticize the fallacy of the senses, the theory of perception in Descartes and presents Reid's theses against the theory of ideas and what they are. the causes for this theory to fall into skepticism. Subsequently, Thomas Reid's epistemology and his “philosophy of common sense” are presented as an alternative to Cartesian skepticism. Reid is considered a realistic philosopher, because he advocates a form of direct realism for sensitive knowledge through conception-perception as a form of knowledge. The theory of reidian evidence is explained, explaining mental acts such as conception, perception, senses, belief, memory. In addition, Reid's method, "induction", is presented, what it is and how it works based on the Regulae.In another moment, the Cartesian method is presented and what are the ideas for Descartes, because it is the core of his representationism. An explanation of the theory of Cartesian evidence is made explaining memory, perception, imagination, conception and the senses. It explains what the theory of ideas is also and how the access between mind and material world occurs. Finally, it is argued that the theory of ideas does not incur skepticism, arguments and theses are presented for this support; the theory of common sense would be a first degree of knowledge, the theory of ideas a higher degree for defending ideas, representation.
URI: https://hdl.handle.net/10923/17408
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000500021-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,35 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.