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dc.contributor.advisorPrikladnicki, Rafael
dc.contributor.authorLisboa, Anielle Severo
dc.date.accessioned2021-08-28T12:05:19Z-
dc.date.available2021-08-28T12:05:19Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/18117-
dc.description.abstractO software é essencial nos ambientes de mercado heterogêneos e nos mais variados domínios de conhecimento. O desenvolvimento de software como produto tem como base a Engenharia de Software. Ela faz parte da grade curricular de um curso de graduação na área de Ciência da Computação e em alguns casos é o próprio curso. O ensino de Engenharia de Software é necessário para que uma futura engenheira de software possa desenvolver da melhor maneira possível as atividades envolvidas neste processo: as especificações de requisitos, adoção de padrões e metodologias, o projeto, o desenvolvimento, testes e manutenção do software. A diversidade social é caracterizada por pessoas diferentes em relação a raças, etnias, crenças religiosas, status socioeconômico, idioma, origem geográfica, gênero e / ou orientação sexual. A vulnerabilidade social relaciona-se com situação do status socioeconômico de grupos de pessoas com poucos recursos financeiros, educação, de moradia e ou acesso a oportunidades para seu desenvolvimento enquanto cidadão. Pessoas em situação de vulnerabilidade social possuem acesso limitado à educação, cursos e aperfeiçoamentos necessários para construir uma profissão.A pandemia da COVID-19 ampliou este cenário e grande parte das instituições de ensino e empresas optaram pela continuidade do trabalho, com atividades remotas. O objetivo desta pesquisa é, dentro de um contexto de estudos de diversidade, identificar as formas de ensino de engenharia de software considerando pessoas em situação de vulnerabilidade social. Foram executados um mapeamento sistemático da literatura para estudar diversidade em engenharia de software (estudo secundário) e uma revisão sistemática sobre Ensino de Engenharia de Software (estudo terciário). Também foi executado um estudo qualitativo, utilizando as técnicas de entrevistas semiestruturadas para coleta de dados e técnicas de análise de dados da Grounded Theory. Como resultado principal a contribuição deste trabalho é um conjunto de práticas de ensino de engenharia de Software online, considerando pessoas em situação de vulnerabilidade social.pt_BR
dc.description.abstractSoftware is essential in heterogeneous market environments and the most diverse fields of knowledge. Software development is based on Software Engineering, which is part of the curriculum of the undergraduate course. Software Engineering disciplines cover all aspects of software production. Qualified teaching of Software Engineering is essential for future software engineers to follow software development techniques and processes satisfactorily, such as user specifications, standards, methodologies, validation, and maintenance. Social diversity is characterized by people of different races, ethnicities, religious beliefs, socioeconomic status, language, geographical origin, gender, and sexual orientation. Social vulnerability is related to the socioeconomic status of groups of people with few financial resources, education, housing, and/or access to opportunities for their development as a citizen. People in social vulnerability situations have limited access to education and courses to build a profession.In 2020, the COVID-19 Pandemic is affecting the progress of on-site work, classes, and activities. As a result, most educational institutions and companies choose to continue working with remote activities. In this research, we understand how Software Engineering teaching is conducted to people in social vulnerability conditions during the Pandemic. We executed two systematic mappings of the literature: the first one to study diversity in Software Engineering (secondary study) and the second one for teaching in Software Engineering (tertiary study). In the qualitative study, we use semi-structured interview techniques to collect and analyze Grounded Theory methodologies. The main contribution of our research is a set of teaching practices in software engineering in times of Pandemic for people in social vulnerability situations.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectINFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectENGENHARIA DE SOFTWAREpt_BR
dc.subjectVULNERABILIDADE SOCIALpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO A DISTÂNCIApt_BR
dc.titleEnsinando engenharia de software online para pessoas em situação de vulnerabilidade socialpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Informáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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