Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/1969
Tipo: masterThesis
Título: Nem toda a comida de shopping center é McDonald's estudo de caso na praça de alimentação do Iguatemi Porto Alegre
Autor(es): Monteiro, Karen
Orientador: Jungblut, Airton Luiz
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Data de Publicação: 2008
Palavras-chave: PSICOLOGIA SOCIAL
ALIMENTOS - ASPECTOS SOCIAIS
RESTAURANTES DE REFEIÇÕES LIGEIRAS
SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO
SHOPPING CENTERS
Resumo: Cette dissertation a pour thème la nourriture, à partir de l’étude de cas réalisée à la « place de l’alimentation » du centre commercial Iguatemi à Porto Alegre. Elle cherche à analyser la nourriture en tant que construction symbolique, par conséquent indissociée de son contexte d’insertion. Il s’agit d’étudier la portée des concepts de fast food, en mettant en évidence ce qui est appelé ici le modèle McDonald’s, montré comme un des paradigmes de la rationalité formelle de la société contemporaine. Sur la « place de l’alimentation », grâce au choix de la méthodologie qualitative, la recherche analyse la nourriture, en dirigeant son « objectif » « derrière le comptoir ». L’attention se tourne ainsi vers la production et les services que l’on trouve dans l’espace social alimentaire, emblème des centres urbains. fre
A dissertação tem como tema a comida, a partir do estudo de caso realizado na praça de alimentação do shopping-center Iguatemi de Porto Alegre. Interessa analisar a comida enquanto construção simbólica, portanto indissociada do seu contexto de inserção. Trata-se de estudar o alcance dos conceitos de fast-food, com ênfase naquele que aqui é denominado modelo Mcdonald’s, apontado como um dos paradigmas da racionalidade formal da sociedade contemporânea. Na praça de alimentação, através da opção pela metodologia qualitativa, a pesquisa analisa comida direcionando suas"lentes" para o"lado de dentro do balcão". A atenção, assim, volta-se para a produção e serviços presentes no espaço social alimentar, emblema dos centros urbanos.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1969
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000401469-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo5,5 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.