Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/1969
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJungblut, Airton Luizen_US
dc.contributor.authorMonteiro, Karenen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:45:03Z-
dc.date.available2013-08-07T18:45:03Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/1969-
dc.description.abstractCette dissertation a pour thème la nourriture, à partir de l’étude de cas réalisée à la « place de l’alimentation » du centre commercial Iguatemi à Porto Alegre. Elle cherche à analyser la nourriture en tant que construction symbolique, par conséquent indissociée de son contexte d’insertion. Il s’agit d’étudier la portée des concepts de fast food, en mettant en évidence ce qui est appelé ici le modèle McDonald’s, montré comme un des paradigmes de la rationalité formelle de la société contemporaine. Sur la « place de l’alimentation », grâce au choix de la méthodologie qualitative, la recherche analyse la nourriture, en dirigeant son « objectif » « derrière le comptoir ». L’attention se tourne ainsi vers la production et les services que l’on trouve dans l’espace social alimentaire, emblème des centres urbains. freen_US
dc.description.abstractA dissertação tem como tema a comida, a partir do estudo de caso realizado na praça de alimentação do shopping-center Iguatemi de Porto Alegre. Interessa analisar a comida enquanto construção simbólica, portanto indissociada do seu contexto de inserção. Trata-se de estudar o alcance dos conceitos de fast-food, com ênfase naquele que aqui é denominado modelo Mcdonald’s, apontado como um dos paradigmas da racionalidade formal da sociedade contemporânea. Na praça de alimentação, através da opção pela metodologia qualitativa, a pesquisa analisa comida direcionando suas"lentes" para o"lado de dentro do balcão". A atenção, assim, volta-se para a produção e serviços presentes no espaço social alimentar, emblema dos centros urbanos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectPSICOLOGIA SOCIALpt_BR
dc.subjectALIMENTOS - ASPECTOS SOCIAISpt_BR
dc.subjectRESTAURANTES DE REFEIÇÕES LIGEIRASpt_BR
dc.subjectSERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃOpt_BR
dc.subjectSHOPPING CENTERSpt_BR
dc.titleNem toda a comida de shopping center é McDonald's estudo de caso na praça de alimentação do Iguatemi Porto Alegrept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000401469-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo5,5 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.