Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2056
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dc.contributor.advisorRamos, Roberto Joséen_US
dc.contributor.authorBonetti, Mariane Serafinen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:45:44Z-
dc.date.available2013-08-07T18:45:44Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2056-
dc.description.abstractNo presente trabalho, estudaremos a produção de sentido e os aspectos verbais e não verbais do Programa do Chaves. Temos por objetivos observar a comunicação desse programa, explicar a produção de sentido do discurso verbal e não verbal do personagem Chaves e compreender a mensagem produzida pelo programa. Para tal, analisaremos cinco episódios dos anos de 1973, 1974, 1975, 1976 e 1977. Um programa que resiste há mais de duas décadas na TV brasileira, à base praticamente de reprises, não deve ser visto como uma atração qualquer. O Programa do Chaves é muito mais que um programa de humor. Tornou-se um sucesso justamente por resgatar, na TV, um toque de ingenuidade e de fazer artesanal, o que parecia perdido em tempos de novas tecnologias e malícia explícita. Durante este estudo, serão contempladas as categorias Estereótipo, Mito, Poder, Cultura e Socioleto, fundamentadas em Roland Barthes. Procederemos à análise utilizando, como método, o Paradigma da Complexidade, de Edgar Morin, e, como técnicas, a Semiologia e a Pesquisa Semiológica de Barthes. Por meio da fundamentação teórica deste trabalho, observamos que o Programa do Chaves tem características peculiares no que se refere à construção do seu discurso e sempre tenta transmitir uma mensagem para o telespectador.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper, we are going to study the production of meaning and the verbal and nonverbal features of the Chaves TV Show. We aim to observe the communication of this show, to explain the meaning of discourse production of verbal and nonverbal of the character Chaves and to understand the message produced by the show. To this end, we are going to analyze five episodes of the years 1973, 1974, 1975, 1976 and 1977. No program that resists more than two decades on Brazilian television, based basically on reruns, must be seen as an attraction whatsoever. The Chaves TV Show is much more than a comedy. It became successful due to rescuing on TV a touch of inocence and simplicity that seemed lost in a time of new technologies and express malice. During this study, we are going to cover the categories of Stereotype, Myth, Power, Culture and Socio-dialect, based on Barthes. We are going to proceed to the analysis using the Edgar Morin’s paradigm of complexity as a method and as a technique the Semiology and the Research Semiology by Roland Barthes. Through the theoretical foundation of this paper is that we are going to observe that the Chaves TV Show has unique characteristics with regard to the construction of his speech, and always attempts to transmit a message to the viewer.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectCOMPLEXIDADEpt_BR
dc.subjectPROGRAMAS DE TELEVISÃO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.titleComunicação e complexidade: uma leitura semiológica do programa do Chavespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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