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dc.contributor.advisorMoura, Cláudia Peixoto deen_US
dc.contributor.authorRodrigues, Marley de Almeida Tavaresen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:46:29Z-
dc.date.available2013-08-07T18:46:29Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2141-
dc.description.abstractA classificação tradicional de públicos, relatada na literatura de Relações Públicas, consiste na taxonomia de públicos internos, externos e mistos. Esta classificação não parece estar adequadamente definida, pois, como salientam Simões (1995), Kunsch (1997) e França (2004), ela mostra-se insuficiente para a compreensão do relacionamento organização-públicos. Outro qualificativo de públicos a ser considerado, e que vem sendo tratado com destaque na classificação de públicos em Relações Públicas e em Administração, são os stakeholders. Esses públicos são relevantes porque afetam as atividades da organização de forma decisiva. Considerando que os profissionais de Relações Públicas exercem suas funções direcionadas, entre outras, aos stakeholders das organizações em que atuam, torna- se relevante identificar como esses profissionais relacionam-se com o stakeholder interno, o funcionário. A partir da revisão bibliográfica sobre Relações Públicas e Administração, o questionamento que orienta a pesquisa aqui proposta pode ser expresso da seguinte forma: Quais são as dimensões de relacionamento em Relações Públicas que podem dar suporte aos profissionais desta área ao se relacionarem com os stakeholders internos da organização? Sob esta perspectiva, o principal objetivo deste estudo é propor dimensões de relacionamento em Relações Públicas com stakeholders internos, considerando a fundamentação teórica desta área.Trata-se de uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, baseada em pesquisa bibliográfica. Nesta última, foram identificadas cinco dimensões de relacionamento em Relações Públicas. Com base em entrevistas de profundidade realizadas com profissionais de Relações Públicas que atuam em empresas listadas entre as 100 maiores do Rio Grande do Sul, buscou-se identificar as dimensões de relacionamento em Relações Públicas que podem dar suporte à relação com o stakeholder interno, o funcionário, da organização. A Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2007) foi utilizada para a análise dos resultados, que confirmaram, a partir das falas dos entrevistados, as cinco dimensões identificadas na teoria, além de duas dimensões adicionais.pt_BR
dc.description.abstractThe usual classification of publics, reported in Public Relations literature, is the taxonomy of internal, external and mixed public. This classification does not seem to be properly defined because as suggest Simões (1995), Kunsch (1997) and França (2004), it presents shortcomings for understanding the public-organization relationship. Another kind of publics to be considered and that has been also discussed in the classification of publics in Public Relations and Administration are the stakeholders. These are relevant publics because they can affect the activities of an organization in a crucial way. Considering that Public Relations professionals and Administration professionals perform their activities directed, among others, to the stakeholders of their organizations, it becomes relevant to identify how these professionals relate to the internal stakeholder. From the bibliographic review on Public Relations and Administration, the question that guides the research proposed here can be expressed as follows: which are the dimensions of relationships in Public Relations that can support the professionals in this area when they relate to internal stakeholders of the organization? From this perspective, the main objective of this study is to propose dimensions of relationship in Public Relations with internal stakeholders, considering theoretical foundations of this area. This is an exploratory, qualitative, based on bibliographic research. The latter had identified five dimensions of relationships in Public Relations.Based on in-depth interviews conducted with professionals working of Public Relations from firms listed among the 100 largest of Rio Grande do Sul, we sought to identify the dimensions of relationships in Public Relations that can support the relationship with the internal stakeholder, the employee of the organization. Discourse Textual Analysis, of de Moraes and Galiazzi (2007) was used to analyze the results, which confirmed, as of the interviews, the five dimensions identified in the theory, as well as two additional dimensions.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.subjectRELAÇÕES PÚBLICASpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.subjectPÚBLICOpt_BR
dc.titleProposta de dimensões de relacionamento em relações públicas com stakeholders internospt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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