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dc.contributor.advisorEscosteguy, Ana Carolina Damboriarenaen_US
dc.contributor.authorBandeira, Ana Paulaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:46:32Z-
dc.date.available2013-08-07T18:46:32Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2152-
dc.description.abstractEsta pesquisa procura descrever e analisar as atuais práticas de consumo e participação dos fãs do seriado Lost. Como as interações entre eles acontecem na internet, o estudo empírico utiliza a etnografia virtual (Hine, 2000; Markham, 2004) como metodologia e a observação participante como técnica, tendo como recorte o grupo de discussão online do portal LostBrasil. São investigadas práticas de consumo como o download de episódios, as legendas feitas pelos fãs, a crítica e a especulação, tendo como teoria norteadora os trabalhos de Henry Jenkins (1992, 2006a), Matt Hills (2002) e Will Brooker (2004, 2008), entre outros. Secundariamente, também procura identificar os esforços da produção da série que visam manter os fãs sempre envolvidos com ela e a importância das narrativas transmídias, conforme Jenkins (2006a), neste contexto. Entre os resultados, foi visto que a relação do fã com as informações caracterizadas como spoilers é fundamental para a experiência de assistir ao seriado, que a prática do download de episódios torna-se requisito para acompanhar e participar de maneira atualizada das discussões no portal e que a troca de mensagens entre os fãs é marcada especialmente pela ocorrência da interpretação, da crítica e da especulação.pt_BR
dc.description.abstractThis research seeks to describe and analyze the current consumption and participation practices of Lost TV show fans. Since their interactions occur on the internet, the empiric study uses virtual ethnography (Hine, 2000; Markham, 2004) as methodology and participative observation as technique, taking as sample the LostBrasil online discussion group. It investigates consuming practices such as episodes download, fan-made subtitles, critics and speculation, taking the works of Henry Jenkins (1992, 2006a), Matt Hills (2002) and Will Brooker (2004, 2008), among others, as the theoretical main line. Secondarily, it also seeks to identify the show’s production efforts that try to keep the fans involved with it and the importance of transmedia storytelling, according to Jenkins (2006a), in this context. Among the results, it was seen that the fan’s relation to information characterized as spoiler is essencial to the experience of watching the series, that episodes downloading becomes required to participate and keep up with the discussion board threads and that the message exchange between fans is specially marked by the occurrence of interpretation, criticism and speculation.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO DE MASSApt_BR
dc.subjectTELEVISÃO - SERIADOSpt_BR
dc.subjectPROGRAMAS DE TELEVISÃO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectCONSUMOpt_BR
dc.title“Don’t tell me what I can’t do!”: as práticas de consumo e participação dos fãs de Lostpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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