Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2180
Tipo: masterThesis
Título: Comunicação e complexibilidade: uma análise da produção de sentido na publicidade da Diesel
Autor(es): Luca, Cristiane Cirimbelli de
Orientador: Ramos, Roberto José
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2011
Palabras clave: COMUNICAÇÃO SOCIAL
PUBLICIDADE
CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
COMPLEXIDADE
MODA - SEMIOLOGIA
MARCAS (PROPAGANDA)
Resumen: No presente trabalho, estudaremos a produção de sentido e os aspectos verbais e não-verbais da Publicidade da Marca italiana Diesel. Temos por objetivo observar a Comunicação da Diesel por meio da Publicidade, explicar a produção de sentido das peças publicitárias da Marca e compreender a mensagem produzida pela Diesel para atingir o consumidor. Para tal, analisaremos oito peças publicitárias, dois exemplares de cada uma das campanhas primavera-verão de 2007, 2008, 2009 e 2010.A Publicidade faz com que as Marcas fiquem conhecidas no mercado. A Moda faz com que as pessoas se aproximem ou se afastem, criando uma autonomia individual quando se trata de aparência e, ao mesmo tempo, é utilizada como forma de Comunicação. E a Diesel, que está há mais de 30 anos no mercado, utiliza destes elementos para chamar a atenção do seu público-alvo de forma irreverente e muitas vezes irônica e polêmica, com campanhas que possuem um único briefing criativo e sem modelos famosos.Durante este estudo, serão contempladas as categorias Comunicação, de Morin, com as subcategorias Imagem e Estereótipo, ambas de Barthes; Marca, de Semprini; Mito e Poder, fundamentadas em Barthes; Sujeito, de Morin, e Pós- Modernidade, de Michel Maffesoli. Procederemos à análise utilizando como método o Paradigma da Complexidade, de Edgar Morin e, como técnica, a Semiologia e a Pesquisa Semiológica, de Roland Barthes.Por meio da fundamentação teórica deste trabalho é que observaremos que a Diesel tem características peculiares no que se refere à construção da sua Publicidade já que utiliza, quase que exclusivamente, imagens para passar suas ideias e disseminar o discurso da Marca. As Fotografias são produzidas em cima de um único conceito para cada campanha, abordando assuntos polêmicos de forma a chamar a atenção dos leitores a comprar o estilo de vida oferecido pela Diesel.
In this paper, we are going to study the production of meaning, verbal and non-verbal aspects of the advertising brand Diesel. Our main goal will be studying the communication of “Diesel” trough advertising. We will explain the production of meaning of the advertisements presented by them and will learn to comprehend the message produced by Diesel in order to reach their consumer. Therefore, we will analyze eight advertisements, two copies of each different spring summer pieces of 2007, 2008, 2009 and 2010.The Advertisement is responsible for introducing the brands into the market. Fashion can approach people or break them apart, creating an individual autonomy when it comes to appearance, and at the same time it is used as a means of Communication. Diesel, which is on the market for over thirty years, uses these elements to draw the attention of their market share in an ironic, irreverent and controversial way, with their campaigns having only one single briefing and no famous models.During this study, we will contemplate the categories: Communication of Morin with the subcategories Image and Stereotype, both of Barthes, and Brand of Semprini, Myth and Power, based in Barthes and Postmodernity, Michel Maffesoli. We will proceed using the analysis method as the Paradigm of Complexity, Edgar Morin, as technique, Semiology and Semiology Research, Roland Barthes.Through the theoretical foundation of this work we will notice that Diesel has a peculiar characteristic with regard to the construction of its advertising, as it appropriates of almost exclusively pictures to transmit their ideas and disseminate the speech of the brand. Photographs are produced upon a single concept, for each campaign, and tackles controversial issues in order to draw the attention of readers to buy the lifestyle offered by Diesel.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2180
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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