Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2214
Tipo: masterThesis
Título: Imagem, linguagem e comunicação: a estética contemporânea na visualidade televisiva da personagem Emília em O Sítio do Picapau Amarelo
Autor(es): Cardoso, Roberta Mânica
Orientador: Rahde, Maria Beatriz Furtado
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2008
Palabras clave: COMUNICAÇÃO SOCIAL
IMAGEM
COMUNICAÇÃO E IMAGINÁRIO
PROGRAMAS DE TELEVISÃO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
PERSONAGENS - MÍDIA - ANÁLISE
Resumen: Este trabalho pretende estudar a composição visual contemporânea da personagem Emília em O Sítio do Picapau Amarelo, verificando os aspectos da comunicação a partir da representação estética da boneca, apoiados no imaginário social e na espetacularização da imagem televisiva do moderno/pós-moderno. A pesquisa tem início na observação e análise da modernidade – período em que Emília surge nas telas – verificando e investigando em seguida, sua permanência na pós-modernidade, cenário em que identificamos as principais mudanças na sua exibição gerando questionamentos aqui discutidos, como a configuração espetacularizada numa sociedade complexa, guiada pelo consumo. Utilizamos como metodologia a Hermenêutica de Profundidade de John B. Thompson (1995) através da combinação das seguintes etapas: análise sócio-histórica, análise discursiva e interpretação/reinterpretação. Apropriando-nos deste procedimento, acreditamos ter alcançado os objetivos e respondido a questão problema, evidenciando a atemporalidade ideológica da boneca Emília em mais de meio século de existência no imaginário infantil.
The present work seeks to study the contemporary visual composing of the character Emília in O Sítio do Picapau Amarelo, verifying the aspects of communication from the doll’s aesthetic representation, supported on social imaginary and on spectacularization of modern/post-modern television image. The research starts with observation and analysis of modernity – period in which Emília appears on screen – verifying and investigating after that, her permanence in post-modernity, scenery where we can identify the main changes in her exhibition, creating questions here discussed, such as the spectacularized figuration in a complex society guided by consumerism. The methodological basis lies on John B. Thompson’s Hermeneutics of Depth (1995) through the combination of the following phases: social-historical analysis, discursive analysis and interpretation/reinterpretation. Having appropriated of this procedure, it is believed to have reached the objectives and answered the problem question, highlighting Emília’s ideological timeless in more than half a century of existence in childish imaginary.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2214
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000408277-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo5,97 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.