Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2227
Tipo: doctoralThesis
Título: Jornalismo e identidade cultural construção da identidade gaúcha em Zero Hora
Autor(es): Felippi, Ângela Cristina Trevisan
Orientador: Escosteguy, Ana Carolina Damboriarena
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2006
Palavras-chave: JORNALISMO - RIO GRANDE DO SUL
ZERO HORA (JORNAL) - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
CULTURA - RIO GRANDE DO SUL
Resumo: A presente tese tem como objetivo compreender como funciona o fazer jornalístico do jornal Zero Hora, a partir dos distintos momentos de seu processo produtivo, que interferem para que o mesmo construa predominantemente uma identidade cultural gaúcha. Vale-se dos estudos culturais, das teorias do discurso e do jornalismo como referenciais teóricos para a pesquisa. Utiliza-se, especialmente, de autores como Stuart Hall, Raymond Williams, Néstor García Canclini, Renato Ortiz, Jesús Martín-Barbero, Michel Foucault, Eni Orlandi, Nelson Traquina, Ciro Marcondes Filho e Sérgio Capparelli. Parte da concepção da mídia e do jornalismo como importantes construtores da realidade social e constituidores das identidades culturais. Em termos metodológicos, vale-se do mapa metodológico proposto por Jesús Martín-Barbero. A tese percorre os momentos do mapa e as mediações da institucionalidade, tecnicidade, ritualidade e sociabilidade. Identifica as matrizes culturais da identidade gaúcha hegemônica, o funcionamento da produção do jornal Zero Hora, o discurso do jornal relativo à identidade em questão por meio dos textos jornalísticos e as competências de recepção e consumo através da caracterização leitor do jornal. O percurso permitiu identificar os processos de construção identitária elaborados pelo jornal, bem como os movimentos de Zero Hora para sua afirmação e manutenção no mercado de mídia da região onde se situa, que apontam para caminhos que vêm sendo percorridos pela imprensa em geral.
This thesis aims to understand how the journalistic style of Zero Hora works, by the examination of specific phases from its productive process, that illustrate how this newspaper builds the cultural identity of the Gaúchos. The literature review used in this research is based on cultural studies, theories about discourse and journalism, with special reference to the work of the authors Stuart Hall, Raymond Williams, Néstor García Canclini, Renato Ortiz, Jésus Martín-Barbero, Michel Foucault, Eni Orlandi, Nelson Traquina, Ciro Marcondes Filho and Sérgio Cappareli. The research starts from concepts that media and journalism are important constructors of a reality and creators of cultural identities. In terms of methodology, this thesis relies on the methodological map designed by Jésus Martín-Barbero. The thesis examines aspects of this map and the mediations of institutions, technologies, rituals and social relationships. It identifies the cultural matrix of the gaucho’s hegemonic identity and the functioning of the production of the Zero Hora newspaper, its discourse related to the identity in the study through its texts and its ability to be understood and accepted by the profiled readership. The analyses allowed the identification of the processes used for the construction of the gaúchos’s identity through the newspaper, as well as the approaches used by Zero Hora aimed at its consolidation and maintenance within the media in its circulation region of Rio Grande do Sul. These methods are similar to those utilised by the media in general.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2227
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000389285-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo5,63 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.