Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/24341
Type: doctoralThesis
Title: Trajetória acadêmicas e profissionais de egresso(a)s cotistas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS Porto Alegre, RS, Brasil
Author(s): Pretto, Flavio Luiz
Advisor: De la Fare, Mónica
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2022
Keywords: ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS - VIDA ACADÊMICA
PEDAGOGIA - ENSINO SUPERIOR
MERCADO DE TRABALHO
EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS
ENSINO SUPERIOR
EDUCAÇÃO
Abstract: A presente tese procurou investigar as trajetórias acadêmicas e profissionais de egressos cotistas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, problematizando como a obtenção do título de graduação impacta na ocupação de posições no mundo do trabalho por parte dos cotistas egressos desse curso, e como a formação universitária influencia na constituição do habitus desses agentes; ou seja, na forma como esses se organizam, percebem e agem socialmente a partir dos capitais adquiridos ao longo da formação recebida. O conceito de trajetória utilizado nesta pesquisa provém das teorizações de Pierre Bourdieu e dos contrapontos com essa teoria, elaborados por Bernard Lahire e autores brasileiros, e visa compreender como os marcadores sociais de classe, gênero, raça/etnia e geração, bem como as tradições e resistências que compõem o campo da educação superior, e em especial do curso de Pedagogia, possibilitam e/ou condicionam o sucesso ou fracasso escolar de seus estudantes.Os estudos sociológicos na área da educação, realizados por esses autores, possibilitaram esta pesquisa. A metodologia combinou a construção de dados quantitativos e qualitativos. A produção de dados aconteceu com a aplicação de questionário junto a 16 egressos do Curso de Pedagogia da UFRGS, formados entre 2014 e 2019, que acessaram o curso por meio da política de cotas. Dentre esses 16 respondentes, doze participaram de uma entrevista semiestruturada, a qual possibilitou o acesso a informações importantes sobre suas trajetórias acadêmicas e profissionais, o que permitiu analisar o impacto social da política de ações afirmativas no contexto brasileiro. Assim, o presente estudo pretende ser um contributo à pesquisa em educação no que diz respeito à análise do impacto das políticas públicas educativas, revelando um potencial pouco explorado de contribuições para o campo acadêmico e social.
This thesis investigated academic and professional trajectories of quota students who graduated in Pedagogy at Universidade Federal do Rio Grande do Sul, questioning how obtaining an undergraduate degree impacts on their employability and how college education influences the constitution of habitus of these agents. That is, it investigates the way they organize themselves, perceive and act socially, based on capital acquired throughout the training they received. The concept of trajectory used in this research originates from theories of Pierre Bourdieu and counterpoints to this theory, elaborated by Bernard Lahire and other Brazilian authors. It thus aims to understand how social markers of class, gender, race/ethnicity, and generation, as well as traditions and resistance that make up the field of higher education, especially Pedagogy, enable and/or condition the success or academic failure of students. The sociological studies in education, accomplished by these authors, made this research possible. The methodology combined data collection, both quantitative and qualitative. Data production occurred with application of a questionnaire to 16 graduates of UFRGS Pedagogy Course, graduated between 2014 and 2019, who accessed the course through quota policy. Among these 16 interviewees, 12 participated in a semi-structured interview, which allowed access to important information about their academic and professional trajectories, making it possible to analyze social impact of affirmative action policy in Brazilian context. Thus, this study intends to contribute to research in education regarding the impact assessment of educational public policies, revealing an underexplored topic to academic and social fields.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24341
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000505242-Texto+completo-0.pdfTexto completo2,11 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.