Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/24405
Type: masterThesis
Title: Motivações e ações para ocultação e acumulação do conhecimento na perspectiva de líderes e liderados, em empresas do setor de serviços, no Brasil
Author(s): Jardim, Letícia Pereira
Advisor: Oliveira, Mírian
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Issue Date: 2022
Keywords: GESTÃO DO CONHECIMENTO
TRABALHADORES - ASPECTOS PSICOLÓGICOS
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
ADMINISTRAÇÃO
Abstract: O compartilhamento do conhecimento deve ser estimulado nas empresas, pois não ocorrendo pode gerar perdas de produtividade, de negócios, financeiras e psicológicas. Quando não ocorre o compartilhamento do conhecimento, pode ocorrer a ocultação e a acumuluação do conhecimento. A ocultação de conhecimento é definida como o não compartilhamento do conhecimento intencionalmente que outros solicitaram. Enquanto que, o acúmulo de conhecimento é o não compartilhamento intencional de um conhecimento não solicitado por outros, mas que se compartilhado pode ser útil. As motivações para a ocultação ou a acumulação do conhecimento são fatores determinantes para o comportamento, e origina-se da vontade dos indivíduos em ter bons resultados nas organizações. O objetivo deste estudo é analisar e comparar as motivações para a ocultação e a acumulação do conhecimento e as ações pra desencorajar as mesmas. Para isso, foi desenvolvido um estudo qualitativo, onde vinte e duas entrevistas semiestruturadas foram conduzidas com supervisors e subordinados. Foram encontradas nove motivações para ocultar e acumular conhecimento, sendo duas motivações que influenciam tanto a ocultação quando a acumulação do conhecimento. E, foram encontradas onze ações para desencorajar a ocultação ou a acumulação do conhecimento. Os resultados mostram que as ações sugeridas para que ocorra o desencorajamento da ocultação e da acumulação do conhecimento são coerentes com as motivações encontadas e, a medida que forem implementadas nas organizações, podem reduzir o não compartilhamento do conhecimento.
The knowledge sharing should be encouraged in companies, because if it does not occur, it can generate unproductivity, business, financial and psychological losses. When knowledge is not shared, it is hidden and accumulated. Knowledge hiding is defined as intentionally not sharing knowledge that others have requested while the accumulation of knowledge is the intentional non-sharing of knowledge not requested by others, but if shared, can be useful. The motivations for hiding or accumulating knowledge are determining factors for behavior and originate from the will of individuals to have good results in organizations. The objective of this study is to analyze and compare the motivations for hiding and accumulating knowledge and the actions to discourage them, from the perspective of leaders and followers, in companies of the service sector in Brazil. For this, a qualitative study was developed, where twenty-two semi-structured interviews were conducted in companies of the service sector in Brazil. Nine motivations for hiding and accumulating knowledge were found, being two motivations that influence both hiding and accumulating knowledge. And eleven actions were found to discourage hiding or accumulating knowledge. The results show that the suggested actions to discourage the hiding and accumulation of knowledge are consistent with the motivations found and, as they are implemented in organizations, tend to reduce the non-sharing of knowledge.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24405
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