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dc.contributor.advisorCunha, Magda Rodrigues da
dc.contributor.authorMello, Vanessa Scalei
dc.date.accessioned2023-04-18T12:14:30Z-
dc.date.available2023-04-18T12:14:30Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/24509-
dc.description.abstractAudiências conectadas, trânsito entre telas, multiplicidade de oferta e formas de acessos. As possibilidades de consumo televisivo foram alteradas significativamente nas últimas décadas, especialmente com a emergência da sociedade em rede e da cultura da convergência. Diante das mutações comunicacionais e culturais que vivenciamos, esta tese questiona como se configuram as dinâmicas de consumo televisivo contemporâneo. Este estudo articula o pensamento de autores latino-americanos, como Martín-Barbero, Canclini, Scolari e Orozco Gómez, com as ideias de Jenkins, Bailén e Lotz como base teórico-epistemológica que fundamenta a pesquisa empírica. A partir de uma triangulação metodológica, que inclui entrevistas virtuais, construção de diários de consumo e observação do entorno comunicacional, o estudo pretende mapear os comportamentos de consumo televisivo que emergem das práticas cotidianas de sujeitos residentes em um grande centro urbano do Brasil. A cidade escolhida é Porto Alegre e oito residências compõem a amostra, que totaliza 16 pessoas. Com a ajuda do software NVivo, a análise dos resultados aponta para o aumento do consumo em streaming, de ficção seriada e de conteúdos transnacionais. A pandemia tem reflexos importantes nesse contexto, favorecendo a retomada de audiência conjunta na sala de estar e a preferência por narrativas seriadas longas. Novas temporalidades emergem nessa situação, com tempos individuais e coletivos em contraste com uma rotina formatada para abrigar o tempo da TV. O hábito de narrar o que se vê (especialmente em redes sociais) pauta escolhas junto com as recomendações algorítmicas e as indicações de amigos e especialistas.pt_BR
dc.description.abstractConnected audiences, transit between screens, multiplicity of supply and forms of access. The possibilities of television consumption have changed significantly in the last decades, especially with the emergence of the network society and the culture of convergence. In face of the communication and culture changes that we experience, this thesis is questioning how the contemporary consumption dynamics are set up. This study articulates the thought of Latin American authors, such as Martín-Barbero, Canclini, Scolari and Orozco Gómez, with the ideas of Jenkins, Bailén and Lotz as theoretical-epistemological basis that underlies the empirical research. Based on a methodological triangulation, which includes virtual interviews, the construction of consumption diaries, and observation of the communicational environment, the study intends to map television consumption behaviors that emerge from the daily practices of individuals living in a large urban center in Brazil. The city chosen was Porto Alegre and eight households make up the sample, which totals 16 people. With the help of NVivo software, the analysis of the results points to the increase in streaming consumption, of serialized fiction and transnational content. The pandemic has important reflections in this context, promoting the resumption of a joint audience in the living room and the preference for long narratives. New temporalities emerge in this situation, with individual and collective times in contrast with a routine formatted to accommodate TV time. The habit of narrating what one watches (especially on social networks) guides choices along with algorithmic recommendations and indications from friends and experts.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectTELEVISÃOpt_BR
dc.subjectMÍDIA - ASPECTOS SOCIAISpt_BR
dc.subjectTELECOMUNICAÇÕESpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO DE MASSApt_BR
dc.titleCartografia do consumo televisivo: as dinâmicas cotidianas da audiência em um cenário convergentept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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