Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/24774
Tipo: doctoralThesis
Título: O que (não) está acontecendo: comunicação (não) pública e liderança política em tempos de pandemia : os discursos de Jair Bolsonaro no Twitter
Autor(es): Garrido, Bianca
Orientador: Scroferneker, Cleusa Maria Andrade
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2022
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO E POLÍTICA
LIDERANÇA (POLÍTICA)
DOENÇA POR COVID-19
TWITTER
COMUNICAÇÃO SOCIAL
Resumo: Este estudo analisa os discursos da principal liderança política no Brasil, o presidente Jair Messias Bolsonaro, na ambiência digital, durante a pandemia de Covid-19, considerando as dimensões de transparência, cidadania e solidariedade. Também discute como a estratégia discursiva configura o estilo dessa liderança durante esse período, considerando-se as dimensões mencionadas. A análise ocorre a partir das publicações no Twitter, desde 16 de março de 2020, data da primeira morte confirmada pela doença no Brasil, até 31 de agosto de 2020, quando diversos estados brasileiros começam a sinalizar a reabertura de estabelecimentos comerciais e das atividades escolares. Para atender aos objetivos recorremos à hermenêutica de profundidade (THOMPSON, 1995, 2002, 2011), utilizando como estratégias, além dos levantamentos bibliográfico e documental (GIL, 2008), a análise de discurso (ORLANDI, 2003, 2007, 2015; PÊCHEUX, 2006; FOUCAULT, 1999, 2007a, 2007b, 2008). As três dimensões, transparência, cidadania e solidariedade, são analisadas com base na comunicação pública, governamental e política, ancorada nas abordagens de Hohlfeldt (2001, 2009, 2010, 2011), Duarte, (2011, 2014), Matos (2011, 2012, 2013, 2020), Novelli (2006), Weber (2007, 2009, 2010, 2011, 2020), Bueno (2012, 2014, 2015). Entre os resultados encontrados, há características de um líder carismático e autoritário, com discursos em que não há espaço para a transparência, a cidadania e a solidariedade, nos quais a comunicação pública não acontece.
This research analyzes the speeches of the main political leadership in Brazil, President Jair Messias Bolsonaro, in the digital environment, during the Covid-19 pandemic, considering the dimensions of transparency, citizenship and solidarity. It also discusses how the discursive strategy shapes the style of this leadership during this period and seeks to understand political leadership, considering the dimensions mentioned. The analysis takes place from the publications on Twitter, from March 16, 2020, the date of the first confirmed death from the disease in Brazil, to August 31, 2020, when several Brazilian states begin to signal the reopening of commercial establishments and school activities. To meet the objectives, we resorted to depth hermeneutics (THOMPSON, 1995, 2002, 2011), using as strategies, in addition to bibliographic and documentary surveys (GIL, 2008), discourse analysis (ORLANDI, 2003, 2007, 2015; PÊCHEUX, 2006; FOUCAULT, 1999, 2007a, 2007b, 2008). The three dimensions, transparency, citizenship and solidarity, are analyzed based on public, governmental and political communication, anchored in the approaches of Hohlfeldt (2001, 2009, 2010, 2011), Duarte, (2011, 2014), Matos (2011, 2012), 2013, 2020), Novelli (2006), Weber (2007, 2009, 2010, 2011, 2020), Bueno (2012, 2014, 2015). Among the results found, there are characteristics of a charismatic and authoritarian leader, with speeches in which there is no space for transparency, citizenship and solidarity, in which public communication does not take place.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24774
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