Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2545
Tipo: masterThesis
Título: O mercado de cervejas no Brasil
Autor(es): Ferrari, Vanessa
Orientador: Stülp, Valter José
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento
Data de Publicação: 2008
Palavras-chave: ECONOMIA
CERVEJA - INDÚSTRIA
GERAÇÃO DE EMPREGO - BRASIL
POLÍTICAS PÚBLICAS
ALCOOLISMO - ASPECTOS SOCIAIS
BEBIDAS ALCÓOLICAS
BEBIDAS - CONSUMO
Resumo: O presente estudo aborda as questões relacionadas à indústria cervejeira, os benefícios trazidos por ela – como geração de emprego e renda – bem como os prejuízos para a sociedade advindos do consumo exagerado do álcool. Desta forma, os benefícios de políticas públicas que aumentam a produção da cerveja são contrabalançados pelas desvantagens provenientes do aumento do consumo de álcool. Por meio de uma metodologia de séries temporais, são identificadas as principais variáveis explicativas que interferiram no consumo do produto no período de 1985 até 2006. Através dos resultados obtidos, é possível identificar alternativas de políticas públicas adequadas ao gerenciamento da relação entre a arrecadação de impostos, geração de emprego e renda proveniente do mercado cervejeiro nacional e o custo social decorrente dos efeitos do álcool no organismo humano.
The present study boards the matters related to the brewer industry, the benefits brought by it – like employment and income generation – as well as the damage for the society brought by alcohol consumption. Thus, the benefits of public policies that increase the beer production are counterbalanced by the disadvantages provided by the increase of alcohol consumption. Through a methodology of temporal series, the main explanatory variables that interfered in the product consumption during the period between 1985 up to 2006 are identified. Through the obtained results it is possible to identify policy options adequate public to manage the relationship between taxes collection, employment generation, and income generation originating from the national brewer market, and the social cost due to the alcohol effects in the human body.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2545
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000402795-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo830,58 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.