Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/25838
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dc.contributor.advisorBavaresco, Agemir
dc.contributor.authorZamboni, Luís Antonio
dc.date.accessioned2023-10-06T12:03:36Z-
dc.date.available2023-10-06T12:03:36Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/25838-
dc.description.abstractNa presente dissertação se adentra na obra O Sofista de Platão e se faz o enfrentamento do conceito fundamental ser, implícito na ontologia-epistêmica-discursiva platônica, para demonstrar a possibilidade do falso nos discursos retóricos dos sofistas. Assim, tem-se como problema central a suposição da resolução de um problema ontológico, relativo ao não-ser, a partir de uma abordagem epistêmica-discursiva para se chegar ao ser-conhecido e ao ser-não-conhecido, numa ontologia intelectualizante, em Parmênides e em Platão. Para tanto, faz-se o estudo do poema Sobre a Natureza de Parmênides e se aponta que a tese parmenidiana não é falaciosa, tendo em vista que o poema, ao vetar o não-ser, veta-o no escopo do universo dos reais, “r”, e ainda, a tese de Parmênides não é falaciosa porque, na elevada instância Existência, para além do Espaço, do Uno, das Formas e das Ideias Matemáticas, ela é a mesma em si mesma, e resiste, em repouso, a contradição do movimento. Na presente dissertação ainda: carreia-se uma narrativa da obra; apontam-se aspectos panorâmicos do pensamento platônico; demonstra-se à possibilidade de uma ontologia-epistêmica-discursiva; discorre-se sobre os sumos gêneros do ser: movimento, repouso, próprio ser, mesmo e outro, possibilitando o pensar sobre o ser-conhecido e o ser-não-conhecido que é ser, de modo que no universo do Absoluto, na Existência, no Espaço, no Uno e na Díade Indeterminada, não há não-ser, porque o não-ser é apenas outro nome dado ao ser, em alteridade. Ainda, apresenta-se o Si-conhecido e o Si-não-conhecido. Conduz-se do dualismo ao uno, no Bem e na Unicidade ou no Todo de Deus. Implica-se na onisciência Divina, tangente ao devir, ao futuro. E se aponta a corresponsabilidade entre criaturas e Criador, ordenados e Ordenador. Para tanto é composta de sete capítulos e utiliza o método da revisão bibliográfica.pt_BR
dc.description.abstractIn this dissertation, Plato's work The Sophist is explored and the fundamental concept of being, implicit in the Platonic-epistemic-discursive ontology, is confronted in order to demonstrate the possibility of the false in the rhetorical discourses of the sophists. Thus, the central problem is the assumption of the resolution of an ontological problem, related to non-being, from an epistemic-discursive approach to reach the being-known and the being-not-known, in an intellectualizing ontology, in Parmenides and in Plato. To this end, we study the poem About the Nature by Parmenides and it is pointed out that the Parmenidian thesis is not fallacious, considering that the poem, by vetoing non-being, vetoes it in the scope of the universe of reals, “r”, and yet, Parmenides' thesis is not fallacious because, in the elevated instance Existence, beyond Space, the One, Forms and Mathematical Ideas, it is the same in itself, and resists, in rest, the contradiction of movement. In the present dissertation also: a narrative of the work is carried out; panoramic aspects of Platonic thought are pointed out; a discursive-epistemic-ontology is demonstrated to the possibility; it discusses the highest genres of being: movement, rest, being itself, same and other, making it possible to think about being-known and being-not-known that is being, so that in the universe of the Absolute, in the Existence, in Space, in the One and the Indeterminate Dyad, there is no non-being, because non-being is just another name given to being, in otherness. Still, the Himself-known and the Himself-not-known are presented. It leads from dualism to the one, in the Good and in the Unicity or in the Whole of God. It is involved in Divine omniscience, tangent to becoming, to the future. And the co-responsibility between creatures and Creator, ordered and Ordinator, is pointed out. For that, it is composed of seven chapters and uses the bibliografic review method.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectFILOSOFIA GREGApt_BR
dc.titleO ser-conhecido e o ser-não-conhecido em o Sofista de Platãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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