Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2622
Type: masterThesis
Title: Os efeitos dos investimentos externos diretos sobre a massa salarial, no Brasil, nos anos de 1996 e 2002: uma análise contrafactual através da matriz de contabilidade social
Author(s): Conceição, Ubaldino Almeida
Advisor: Souza, Nali de Jesus de
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento
Issue Date: 2006
Keywords: ECONOMIA - BRASIL
INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS - BRASIL
DISTRIBUIÇÃO DE RENDA - BRASIL
SALÁRIOS - BRASIL
CONTABILIDADE SOCIAL
Abstract: O objetivo da presente dissertação é analisar o impacto do aumento nos investimentos do setor produtivo sobre a massa salarial, desagregado por grau de escolaridade, nos anos de 1996 e 2002. Como sugestão de política econômica, esses recursos são assumidos como Investimento Externo Direto (IED). O aumento da abertura comercial vivida a partir dos anos 90 e a estabilização econômica propiciada pelo Plano Real propiciou à economia brasileira a entrada de vultosos recursos na forma de IEDs, principalmente através do processo de privatização de estatais. A literatura que trata da relação entre IEDs e mercado de trabalho diz que a mudança na estrutura produtiva estimulada por esse tipo de recurso incentiva a utilização de mão-de-obra com maior grau de instrução e treinamento. Para atingir o objetivo proposto, procedeu-se à construção de Matrizes de Contabilidade Social (MaCSs) e seus respectivos multiplicadores contábeis, para os anos de 1996 e 2002. Através deles, foi possível compor os efeitos direto, intragrupo, intergrupo e extragrupo, propiciando, assim, a realização do exercício contrafactual. Este constou de uma injeção de recursos no setor produtivo, na ordem de 50% do valor registrado como IEDs nos dois anos analisados. Constatou-se, através do efeito extragrupo, que a maior renda é gerada nas classes de trabalhadores com nível superior completo, seguida pelos que possuem o segundo grau completo e por aqueles com a oitava série completa.A análise relativa ao total de recursos auferidos pelo fator trabalho, após a realização do exercício contrafactual, mostrou que houve aumento na massa salarial. A variação da massa salarial analisada dentro da mesma faixa de instrução demonstrou que, no ano de 1996, aqueles trabalhadores com segundo grau incompleto foram os mais beneficiados com a mudança no vetor exógeno, seguidos pelos que possuíam superior incompleto, quarta séria completa, oitava série incompleta, analfabetos, quarta série incompleta, oitava séria completa, segundo grau completo e superior completo. Já no ano de 2002, tem-se uma ordem distinta. A alteração mais significativa passa a pertencer àqueles trabalhadores com a oitava série incompleta, seguidos por aqueles com o segundo grau incompleto, quarta série completa e oitava série completa, superior incompleto, segundo grau completo, quarta série incompleta, analfabetos e superior completo. Porém não só o fator trabalho foi beneficiado com a mudança proposta no exercício contrafactual, mas, sim, toda a economia. Concluiu-se, assim, que é relevante o estímulo do setor produtivo através do aumento de investimentos.
The objective of this dissertation is to analyze the impact of the increase in the productive sector upon the salary mass, disaggregated through school level, in the years of 1996 and 2002. As a suggestion of economic politics, such resources are assumed as Direct External Investments (DEIs). The increase of commercial opening that took place from the 1990’s and the economic stabilization provided by The Real Plan, favored the Brazilian economy with the income of huge resources in the form of DEIs, especially through the process of privatization of State Companies. The literature about the relationship between the DEIs and the labor market says that the change in the productive structure stimulated by this kind of resource encourages the use of labor force with a higher level of education and training. To achieve the proposed objective, we have built the Social Accounting Matrixes and their corresponding accounting multipliers for the years of 1996 and 2002. Through them, it was possible to compound the following effects: Direct, Intragroup, Intergroup and Extragroup, thus allowing the realization of counterfactual exercise. This was an injection of resources in the productive sector corresponding to 50% of the value registered as DEIs for the two years analyzed. We were able to notice that, through the Extragroup effect, the bigger income is generated in the labor classes in which workers have complete university education level, followed by those with complete high school education and by those with the eighth grade.The analysis in relation to the resources measured by the labor factor, after the counterfactual exercise, showed that there was an increase in the salary mass. The variation of the salary mass analyzed within the same education level showed that, in the year of 1996, those workers with incomplete high school education were the most benefited with the change in the exogenous vector, followed by the ones with incomplete university education, fourth grade completed, eighth grade incomplete, illiterates, fourth grade incomplete, eighth grade complete, complete high school and university levels. In 2002 there is a distinct order. The most significant alternation happens for those workers with incomplete eighth grade, followed by those with incomplete high school level, complete fourth and eighth grades, incomplete university level, complete high school, fourth grade incomplete, illiterates and complete university education. However, not only the work/labor factor benefited from the change proposed in the counterfactual exercise, but the whole economy. We concluded, therefore, that it is relevant the stimulation in the productive sector through the increase of investments.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2622
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000383293-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,13 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.