Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2665
Tipo: masterThesis
Título: Educação corporativa: a educação percebida na administração de empresas
Autor(es): Braga, José Carlos
Orientador: Pereira, Marcos Villela
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2013
Palavras-chave: EDUCAÇÃO CORPORATIVA
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
TREINAMENTO DE PESSOAL
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
CRIATIVIDADE (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS)
Resumo: Gerar diferenciais competitivos é um dos grandes desafios das empresas contemporâneas. A Administração de Empresas, no decorrer do século XX, passou por uma série de mudanças de entendimento sobre o que é uma organização. No final do século chegou-se a um modelo de empresa mais “orgânico”, focado tanto nas suas relações internas quanto nas externas, nas pessoas e na aprendizagem. A Educação Corporativa tem como um de seus grandes desafios desenvolver profissionais criativos e inovadores que atendam às demandas destas organizações contemporâneas.Para isto tem-se utilizado de forma proposital ou não de práticas já profundamente estudadas no campo da Educação. Esta pesquisa pretende demonstrar quais conceitos da Educação já são utilizados na Administração de Empresas, através da Educação Corporativa, e como alguns destes conceitos são postos em prática. Para se atingir este objetivo, serão apresentados entendimentos sobre Educação Corporativa presentes na Natura Cosméticos, e também o resultado de observações práticas do programa de desenvolvimento de lideranças desta empresa, intitulado Cosmos.
Generate competitive advantages is one of the great challenges of contemporary companies. The Business Administration, during the twentieth century, went through a set of changes in understanding about what an organization is. At the end of the century was reached to a business model more "organic", focused both in their internal relations as the external, in people and in learning. The Corporate Education has as one of his biggest challenges to develop innovative and creative professionals that meet the demands of these contemporary organizations.To this has been used in an intentional or not practices already deeply studied in the field of Education. This research aims to demonstrate concepts of education which are already used in Business Administration through corporate education, and how some of these concepts are put into practice. To achieve this goal, will be presented understandings of Corporate Education present in Natura Cosmetics, and also the result of practical observation program leadership development of this company, that called Cosmos.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2665
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000447022-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,22 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.