Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2675
Tipo: masterThesis
Título: Relatos significativos de professores e alunos na educação de jovens e adultos e sua auto-imagem e auto-estima
Autor(es): Antunes, Denise Dalpiaz
Orientador: Mouriño Mosquera, Juan José
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2006
Palabras clave: PSICOLOGIA EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
JOVENS - EDUCAÇÃO
PRÁTICA DE ENSINO
AUTO-ESTIMA
AUTO-IMAGEM
Resumen: Este estudo se propôs verificar através dos relatos de professores e alunos, Práticas Pedagógicas desenvolvidas na Educação de Jovens e Adultos e sua Auto-imagem e Autoestima, foram oito sujeitos entrevistados, sendo seis alunos adultos inseridos nas Totalidades 1 e Totalidade 2, no ensino de jovens e adultos do Município de Porto Alegre, e dois de seus professores. Como metodologia de pesquisa elegeu-se o estudo de caso, numa abordagem quantitativa-qualitativa. Como instrumentos utilizaram-se: Entrevistas com respostas abertas para os professores e para os alunos adultos, Ficha de Observação da Prática Pedagógica, Diário de Campo, Questionário de Auto-imagem e Auto-estima (os três últimos foram utilizados como complemento da análise). A Análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo, com categorias a priori: 1. Auto-imagem e Auto-estima: demonstrando que o nível de AI e AE dos alunos parece não ser real pela falta de consciência crítica que parece não existir nos alunos com pouca escolarização. Em contrapartida, o nível de AI e AE dos professores, pela escolarização e suposto amadurecimento, parece ser real; e a posteriori: 2. Vivências Pessoais, Profissionais e Sociais revelou que o aluno adulto traz para dentro da escola todas as suas vivências pessoais, e estas precisam alicerçar as práticas pedagógicas da EJA. ; 3. Relatos de Aprendizagens e Expectativas de Aprender/ Motivações, apontou que os alunos em sua maioria parecem ter construídas, do convívio social na infância, suas expectativas e motivações de aprendizagens: a leitura e a escrita, destacando-se que as relações interpessoais estabelecidas no meio educativo podem ajudar a compor novas expectativas em relação ao ensino; 4. Prospectiva de Vida e Futuro demonstrou que os alunos adultos em sua maioria vêem na escola a possibilidade de independência social, e um pequeno grupo busca na escolarização melhorias de emprego;5. Professora como Modelo Cultural ressaltou que os alunos adultos tem sua professora como modelo cultural socialmente construído, ressaltando o compromisso social da figura do professor. Fica ressaltada a importância de uma formação continuada que revele renovadas práticas pedagógicas na EJA, alicerçadas nas vivências pessoais dos alunos adultos. Recomenda-se que muito mais estudo no campo da Educação de Jovens e Adultos e da Auto-imagem e Auto-estima sejam realizados, não se esgotando aqui as possibilidades de entendimento destas áreas temáticas. Contudo, espera-se que este trabalho venha contribuir para o aperfeiçoamento dos educadores em geral e em especial para o contexto educativo da Educação de Jovens e Adultos.
The current study aimed to verify through the teachers’ and students’ reports the pedagogical practices developed in the Young and the Adult Education (YAE) and their selfimage and self- esteem. Eight individuals were interviewed - six adult students inserted in totality 1 and totality 2 in the Young and the Adult Education from Porto Alegre city and two of their teachers. As methodology, it was used a case study in a quantitative and qualitative approach. The used tools were an interview with open answers to the teachers and to the students; an observation form of the pedagogical practice, a field diary, and a self- image and self -esteem questionnaire (the last three ones were used as complement of the analysis). The data analysis was realized through the analysis of the content a priori 1. Self-image (SI) and self- esteem (SE) – showing that the students’ SI and SE levels seem not to be real because of the lack of critical consciousness – present in the students with little education. On the other hand, the teachers’ SI and SE levels seem to be real because of their education and maturity; and posteriori: 2. Social, professional and personal experiences revealed that the adult student brings to the school all his personal experiences and they need to found the pedagogical practices of YAE. 3. Learning reports and learning expectations/motivations showed that most of the students seem to build their learning expectations and motivations from the social relationships in the childhood: reading and writing, pointing out the interpersonal relationships set in an educational environment which can help composing new expectations in relation to the teaching. 4. Life and future prospect showed that most of the students see in the school the possibility of social independence and a small group searches in the education to improve jobs;5. Teacher as a cultural model showed that the adult students have their teacher as a socially built cultural model, pointing out the teacher’s social commitment. It is necessary to show here the importance of a continued formation that reveals renewed pedagogical practices in the YAE, founded in the personal experiences of the adult students. It’s recommended to make a deep study in the Young and Adult Education field and in the self- image and self- esteem where the understanding possibilities in these thematic areas are not depleted. However, we hope that this study comes to help the improvement of the educators in general and in special to the educative context of the Young and Adult Education.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2675
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000388444-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,91 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.