Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2717
Type: masterThesis
Title: Acadêmicos de educação física: perfil, motivações e o valor atribuído aos componentes formativos
Author(s): Schmitt, Rafael Eduardo
Advisor: Santos, Bettina Steren dos
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2011
Keywords: EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
EDUCAÇÃO FÍSICA - ENSINO
CURRÍCULO UNIVERSITÁRIO
Abstract: O estudo, de caráter exploratório-descritivo e baseado nos métodos quantitativos, analisa o valor atribuído por acadêmicos de Educação Física para diversas áreas de estudo que compõem sua formação acadêmica, além de identificar o perfil desses estudantes sob diversos aspectos. O embasamento teórico fundamenta-se no contexto formativo da área, a partir de uma perspectiva histórico-crítica, bem como, na temática da motivação acadêmica, com base em teorias motivacionais contemporâneas e estudos realizados em contextos universitários. O campo de investigação compreendeu três instituições de ensino superior localizadas na região metropolitana de Porto Alegre/RS. A amostra foi composta por 428 acadêmicos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, provenientes da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada a partir de um instrumento próprio, denominado Escala de Valorização das Áreas de Estudo, o qual investigou a percepção de importância para 52 áreas de estudo contidas no processo formativo. Os resultados, ao apontarem aspectos relacionados ao perfil dos estudantes, demonstraram concordância com as tendências históricas observadas no campo da Educação Física, na qual as áreas biológicas constituem-se como os componentes mais valorizados, em contraste com as áreas humanas que demonstram ser as menos valorizadas. Considerando as áreas de estudo investigadas, identificaram-se oito dimensões formativas, segundo a percepção dos acadêmicos, as quais se agruparam por critérios de afinidade epistemológica.Análises comparativas observaram expressivas variabilidades em função do gênero e das modalidades de curso, verificando que as mulheres atribuem maior valor aos estudos, mostram-se mais motivadas e apresentam maior dedicação às atividades acadêmicas, quando comparadas com os homens. Resultados semelhantes foram observados na comparação entre licenciandos e bacharelandos. Entretanto, as maiores variabilidades ocorreram quando comparados estudantes com diferentes pretensões de atuação futura. As perspectivas futuras quanto ao campo de atuação profissional demonstram ser um importante componente motivacional, que interfere no valor atribuído às áreas de estudo. As contribuições proporcionadas buscam dialogar com a comunidade acadêmica da Educação Física, a qual necessita refletir sobre formas de revalorizar as áreas humanas no interior dos currículos de formação.
The study, which has a descriptive and exploratory character, and that is also based on quantitative methods, examines the value assigned by the Physical Education academics for several areas of study that compose the formation, besides identifying these students’ profile in several aspects. The theoretical reference was built considering the formative context, from a historical-critical perspective, as well as on the subject of academic motivation, based on contemporary motivational theories and studies in university settings. The field research included three institutions of higher education located in the metropolitan region of Porto Alegre / RS. The sample consisted of 428 academics of Graduation and Bachelor Degrees in Physical Education from Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, from Universidade do Vale do Rio dos Sinos and from Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Data collection was performed from an instrument, called Valuing Scale Study Areas, which investigated the perception of importance assigned by the students for 52 areas of study contained in the formative process. The results, by pointing out aspects related to the profile of students, demonstrated good agreement with historical trends in the field of Physical Education, in which biological areas are formed as the most valued components, in contrast to human areas that prove to be the least valued. Considering the study areas investigated, eight formative dimensions were identified according to the academics’ perception, and which are grouped by epistemological affinity criteria.Comparative analysis found significant variability due to the gender and kind of course, showing that women assign greater value to their studies, are more motivated and show greater dedication to academic activities, compared with men. Similar results were observed for undergraduates in comparison to the bachelors. However, the highest variability occurred when comparing students with different aspirations of future performance. The future perspectives regarding the professional field are shown to be an important motivational component, which interferes in the value assigned to study areas. The contributions of this research seek dialogue with the academic community of Physical Education, which needs to reflect on ways to valorize again the humanities within these curricula.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2717
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000430437-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo5,56 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.