Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2720
Tipo: doctoralThesis
Título: Educaidade: para além da objetivação do educando
Autor(es): Silva, Luciana Ferreira da
Orientador: Engers, Maria Emilia Amaral
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2007
Palabras clave: EDUCAÇÃO
CONSTRUTIVISMO
PRÁTICA DE ENSINO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ÉTICA
Resumen: O trabalho Educaidade: para além da objetivação do educando investiga relação-reducação num ambiente escolar construtivista, visionando a possibilidade da prática docente ir para além das representações que o educador possa fazer do educando e propondo um movimento de não-objetivação deste. Sustenta que para haver uma educação construtivista humanitária, o que neste estudo é chamado de Educaidade, é preciso pensar a inversão, ou seja, substituir a moral que está fundamento da educação conforme concebida pelas principais referências epistemológicas que sustentam as propostas construtivistas tradicionais pela ética da alteridade. A justificativa da propositura de tal inversão é o não reconhecimento da suficiência das tendências pedagógicas e filosóficas de tradição ocidental para a humanização de educadores e educandos. Pois, considera-se que ao nascer o homem não tem como garantia a sua humanidade. Ele pode tornar-se humano pela linguagem e ser capaz de educar e educar-se pelo testemunho de uma relação-educação ética. Para fazer a construção teórica desta tese, parte-se de legados de autores como Piaget (sujeito sócio-moral), Vygotsky (sujeito sóciohistórico) entre outros, base das tendências construtivistas atuais, aproximando-os de algumas idéias da filosofia levinasiana, tais como: alteridade, Eu, Mesmo, Outro, Rosto, Terceiro, Infinito, responsabilidade, fraternidade, entre outras.Deixa-se claro que não se teve por intenção sugerir ou estabelecer códigos de conduta moral. Tampouco se pretendeu invalidar ou desconstruir as referências filosóficas das propostas construtivistas tradicionais, mas ir além, pensando alternativas que possam dar conta das transformações exigidas pela atualidade. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso naturalístico de cunho etnográfico em duas escolas de Porto Alegre (RS-Brasil) com realidades socioculturais distintas. Participaram desta investigação uma turma de cada escola com crianças entre cinco e sete anos de idade e seus educadores. Este estudo demonstrou que as educadoras observadas foram capazes de “rasgos” de Educaidade, pois, em alguns momentos, mostraram-se ensinantesacolhedoras conseguindo transcender em suas práticas pedagógicas. Foi verificado, também, que estes momentos acontecem de modo ingênuo, assistemático e intuitivo, assim, coube a esta tese não apenas comprovar a possibilidade do educador de ir além da objetivação do educando, mas sustentar a importância e a necessidade de refletir sobre este movimento. E, ainda, chamar atenção de que o educador por sua prática docente pode permanecer o Mesmo em um ensinar e aprender não-transcendente ou transcender em Educaidade.
The study Educaidade: beyond learners’ objectification investigates the education-relation in a constructivist school environment, aiming at enabling teaching practice to go beyond depictions educators may have of learners and proposing a non-objectification of the latter. The study sustains that to have a humanitarian constructivist education, hereafter called Educaidade, it is necessary to think inversion, that is, replace the moral, which is on the basis of education as thought of by the main epistemological references which support traditional constructivist proposals by alterity ethics. The justification of such an inversion is the nonrecognition of the appropriateness of western philosophical and pedagogical trends for humanizing both educators and learners. It is believed that belonging to mankind does not presuppose humanity. Individuals can be humanized through language and educate or be educated by the practice of ethical relation-education. The theoretical basis of this thesis stemmed from the legacy of authors such as Piaget (social-moral subject), Vygostsky (socialhistoric subject) among others, who are the basis of current constructivist approaches, moving towards some Levinasian philosophical ideas such as: alterity, I, Same, Other, Face, Third Party, Infinite, responsibility, fraternity, among others.It is important to point out that we do not aim to suggest or establish any moral behavior codes. Neither do we want to invalidate or deconstruct traditional constructivist philosophical proposals, but to go beyond, thinking of alternatives that can account for transformations as required by the present times. To do so, a naturalistic case study with an ethnographic approach was developed in two schools in Porto Alegre (RS-Brazil), with different socio-cultural realities. One class from each school with children aged between five and eight years old as well as their teachers participated in the study. It was observed that the two educators were able to perform “flashes” of Educaidade, as in some moments they seemed welcoming educators managing to transcend their pedagogical practices. These moments happen in an intuitive and unsystematic manner, but, they happen. Thus, it is possible for the educator to go beyond the learners’ objectification. The results reaffirm the importance and need to reflect upon these issues. Additionally, it is important to point out that the educator can remain the Same, in a non-transcendent teaching and learning process, or, transcend in Educaidade.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2720
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000393013-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo4,13 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.