Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2733
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHermann, Nadja Mara Amilibiaen_US
dc.contributor.authorPetenuzzo, Rosângelaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:49:59Z-
dc.date.available2013-08-07T18:49:59Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2733-
dc.description.abstractA presente dissertação intitulada As Tecnologias da Informação e Educação: limites e possibilidades é uma pesquisa teórica e bibliográfica que investiga a questão das tecnologias da informação e comunicação na Educação, especialmente no que tange às suas possibilidades e limites. Num primeiro momento do processo investigativo, a pesquisa situa o contexto da educação brasileira e o impacto das atuais transformações econômicas, políticas, sociais e culturais no processo educacional e no ensino, levando ao questionamento do papel da escola e dos professores. Neste movimento de transformações aceleradas é consenso de que a escola precisa mudar. A resposta para as mudanças situa-se no contexto histórico em que o tecnicismo já se tornava predominante e a educação busca nas inovações tecnológicas um espaço para transformar a educação. Num segundo momento, a pesquisa indica os diferentes desdobramentos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na escola para, então, analisar, em confronto com os estudos teóricos e com uma experiência pedagógica exemplar, os limites e possibilidades das TICs. Nessa perspectiva, a pesquisa indica que as possibilidades e os limites estão relacionados com o contexto mais amplo da educação e, especialmente, com a qualidade da formação de professores, que devem desenvolver habilidades e competências necessárias à utilização das inovações tecnológicas no espaço escolar, mas, sobretudo, competência humana interativa, voltada para uma educação capaz de ver o outro em sua singularidade. Assim, a pesquisa conclui pela necessidade de situar as TICs num contexto mais amplo do sentido da educação, considerando sua reivindicação histórica de formação ética, para não cairmos no reducionismo ingênuo de que as tecnologias teriam uma condição inerente de ser uma solução.pt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation, entitled The Information and Education Technologies: limits and possibilities, is a theoretical and bibliographical research that investigates issues related to Information Technology and Communication in Education, especially concerning their possibilities and limits. Firstly, the research contextualizes the Education in Brazil, the impact of current economical, political, social and cultural changes on the educational process and teaching, which lead to the questioning of school and teacher’s roles. In this movement of rapid transformation, there is a consensus that the school must change. The answer for the changes is in the historical context where technicism is predominant and technological innovations are used in education as a means of transformation. Secondly, the research indicates the different usages of Communication and Information Technologies (CITs) in the school, checking limits and possibilities when compared to theories and exemplar pedagogical experience. In this perspective, the research indicates that the possibilities and limits are related to a wider educational context and, especially, the quality in teacher’s formation. This one should develop skills and necessary competences to the usage of new technologies at school but above all, human interactive competence towards an education that sees the other in his/her singularity. This way, the research concludes it is necessary to place the CITs in a more comprehensive educational context, taking into consideration its historical and ethical formation demands, not to reduce ourselves to the naïve idea that the technologies possess a condition of inherent solution.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectTECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.subjectTECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO E TECNOLOGIApt_BR
dc.subjectPÓS-MODERNIDADEpt_BR
dc.subjectPEDAGOGIApt_BR
dc.titleAs tecnologias da informação e comunicação na educação: limites e possibilidadespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000400881-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo385,6 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.