Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2756
Tipo: doctoralThesis
Título: Histórias de vida: trajetórias de professoras no cenário político de Porto Alegre - perfis (auto) biográficos no mundo contemporâneo
Autor(es): Kroeff, Maria Bernadete Moreira
Orientador: Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2010
Palabras clave: EDUCAÇÃO
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSORES - RIO GRANDE DO SUL - BIOGRAFIAS
EDUCAÇÃO - ASPECTOS POLÍTICOS
Resumen: Este é um estudo sobre a trajetória de vida de duas professoras, Iara Wortmann e Maria Augusta Feldman, que se lançaram ao mundo público da política partidária atuando como Deputadas na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul no período de 1990 a 2002. Busquei compreender de que forma o desenvolvimento profissional das professoras contribuiu para que atuassem no poder decisório do Parlamento Gaúcho em defesa da qualidade do ensino público e do Magistério prioritariamente. Através da História Oral de Vida a trajetória pessoal, e, profissional das professoras foram se descortinando. A partir das narrativas auto (biográficas) foi possível observar de que forma as professoras Iara e Maria Augusta constituiram-se em profissionais reconhecidas publicamente, principalmente no meio educacional. E deixassem legados importantes para a História da Educação no Rio Grande do Sul.
This is a study on the life trajectory of two histories teachers, Iara Wortmann and Maria Augusta Feldman, who were released to the public world of politics serving as Deputies in the Legislative Assembly of “Rio Grande do Sul” from 1990 to 2002. I tried to understand how the professional development of the teachers helped to contribute on the decision of making power on the Gaucho parliament in the defense of the quality of public education and the Magisterial. Through the oral personal History of life and training of teachers were unfolding. From the self narrative (biographical) we could observe how the teachers Iara and Maria Augusta established as publicly professional recognition, especially in the educational environment. And they left important legacies to the History of Education in “Rio Grande do Sul”.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2756
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000422911-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,54 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.