Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2869
Tipo: doctoralThesis
Título: A educação corporativa e as suas contribuições para o desenvolvimento humano
Autor(es): Silveira, André Stein da
Orientador: Stobäus, Claus Dieter
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2011
Palavras-chave: EDUCAÇÃO CORPORATIVA
ADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIAS
DESENVOLVIMENTO HUMANO
ESTUDOS DE CASOS
Resumo: This is a Case Study research, aiming to analyze the contributions of the Corporative Education in human being development. The study was carried out with 185 participants of Corporative Educational Programs at SENAC-RS, that were organized in three groups: Group 1 – participants who were given a scholarship; Group 2 – participants that attended training programs; and Group 3 – managers that attended the Development Leadership Program (PDL). After the groups were structured, they were divided, considering the participants‟ age group, that is: young adults, between 20 and 40 years and middle aged adults between 41 to 65. Many authors of different fields build up the theoretical basis of the research, such as education, behavior, management, strategies and, among the researchers we presented Bertrand, Chiavenato, Claxton, Delors, Eboli, Gardner, Mintzberg, Morin, Mosquera, Stobäus and Papalia‟s ideas. Quanti-qualitative questionnaires were applied, and their questions were developed, taking into consideration twelve tendencies of development, that were proposed by Chiavenato. We analyzed the data through the Descriptive Statistic as well as the Descriptive Textual Analizys, and the result was three categories: 1. Development of the participants of the Scholarship Program; 2 Development of the participants that participated in the Training Programs. 3 Development, considering the managers‟ point of view. Seven categories resulted, and were analyzed as well as crossed with quantitative data. We could observe that, through data, Corporative Education contributes significantly with the education of the participants in different levels, and the group, in which the participants were young, showed a more critical attitude than the one in which the participants were middle aged, so that the aspect requires a deeper study. Thus, the author comments about the results and proposed some actions in order to improve the programs of SENAC-RS to their employees.
A presente tese é um Estudo de Caso, que tem por objetivo geral analisar as contribuições que a Educação Corporativa traz para o desenvolvimento humano de pessoas que dela participam. A pesquisa foi realizada com 185 partícipes dos Programas de Educação Corporativa do SENAC-RS, estruturados em três grupos: o Grupo 1, participantes da Bolsa Auxílio; o Grupo 2, participantes das diversas Capacitações; e o Grupo 3, gestores que participam do Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL). Além desta estruturação, os grupos foram segmentados por faixa etária, considerando o jovem adulto, com idade entre 20 e 40 anos e o adulto meia-idade, com idade entre 41 e 65 anos. O referencial teórico fundamenta-se em autores das áreas da educação, comportamento, gestão e estratégias, dentre eles, Bertrand, Chiavenato, Claxton, Delors, Eboli, Gardner, Mintzberg, Morin, Mosquera, Stobäus e Papalia. O modelo metodológico utilizado foi a aplicação de questionários quanti-qualitativos, com questões desenvolvidas a partir das doze tendências ao desenvolvimento, defendidas por Chiavenato.A análise realizada foi através da Estatística Descritiva e também pela utilização da Análise Textual Descritiva, o que resultou em três categorias: 1. Desenvolvimento dos participantes do Programa Bolsa Auxílio; 2. Desenvolvimento dos participantes dos Programas de Capacitação; e 3. Desenvolvimento sob o olhar dos gestores. A partir daí, emergiram sete subcategorias que foram analisadas e cruzadas com os dados quantitativos. Pôde-se observar, a partir dos dados, que a Educação Corporativa proporciona graus significativos de contribuição aos seus partícipes e o grupo jovem adulto mostrou-se mais crítico do que o adulto meia-idade, requerendo estudos mais apurados desta realidade. Neste sentido, o autor teceu comentários e encerrou o estudo com as devidas recomendações, a fim de melhorar os programas do SENAC-RS.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2869
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000431228-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo5,33 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.