Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2895
Tipo: masterThesis
Título: Educação ambiental emancipatória: possibilidades em uma escola pública
Autor(es): Ferraz, Jéssica Boaventura dos Santos
Orientador: Freitas, Ana Lúcia Souza de
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2012
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ESCOLAS PÚBLICAS
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CONSCIENTIZAÇÃO
UTOPIAS
Resumo: A presente pesquisa procurou compreender quais as possibilidades de propostas pedagógicas em Educação Ambiental proporcionarem a tomada de consciência ambiental dos educandos. Entre os referenciais teóricos que embasaram essa pesquisa estão Paulo Freire, Enrique Leff e Carlos Frederico Bernardo Loureiro. Através da metodologia de pesquisa-ação, foi constituído um grupo de pesquisa com educadores em uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre. Esse grupo reuniu-se, periodicamente, no ano de 2011, para analisar e compreender as tentativas de trabalho anteriores sobre educação ambiental nessa escola, construindo novas ações que pudessem contribuir com a tomada de consciência dos sujeitos envolvidos. Os diários de pesquisa, coletivo e individuais, foram utilizados como instrumento de coleta de dados, em que os educadores assumiram-se como pesquisadores e registraram as reações e as mudanças identificadas em seus educandos e as impossibilidades surgidas ao longo do processo. Os dados foram analisados pela metodologia da Análise Textual Discursiva e desvelam as possibilidades e os limites das propostas desenvolvidas. Os limites se apresentaram em função das dificuldades relacionadas à gestão escolar, entre elas, a falta de apoio ao desenvolvimento do projeto, e das dificuldades relacionadas à gestão educacional de ensino, entre elas, a carga horária não suficiente para o planejamento coletivo na escola. Por outro lado, a constituição do grupo e o planejamento desenvolvido desvelaram possibilidades de as propostas pedagógicas contribuírem para o desenvolvimento da consciência ambiental dos educandos e das próprias educadoras.
The presente research sought to comprehend what is the possibilities of the pedagogics proposals in Behavioral Education provides the awareness behavioral conscious of the educating. Among the teorics references that supported this research are Paulo Freire, Enrique Leff and Carlos Frederico Bernardo Loureiro. Through of the methodology of action-research, was constituted a research group with educators in a public school from metropolitan region of Porto Alegre. This group met, periodically, in 2011, in order to analyze and comprehending the attempts of previous jobs about behavioral education in this school, building new actions that can contribute with the awareness of the subjects involved. The daily research, collectives and individuals, were used like instruments of the data collection, where the educators assumed like researchers and registered the reactions and the changes identified in their educatings and the impossibilities arisen during the process. The datas were analized by methodology of Discursive Textual Analysis and unveiling the possibilities and the boundaries of the proposals developed. The boundaries show them according to the difficulties related with the school management, among them, the support less to development of the project and difficulties related with school management of the education, among them, the low time for the collective planning in the school. On the other hand, the constitution of the group and the planning developed unveiling possibilities of the pedagogical proposals contribute for the development of the awareness behavioral conscious of the educating and of the own educators.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2895
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