Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2944
Tipo: masterThesis
Título: Geografia do espaço percebido: uma educação subjetiva
Autor(es): Santos Júnior, Donarte Nunes dos
Orientador: Lahm, Regis Alexandre
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2007
Palabras clave: GEOGRAFIA - ENSINO MÉDIO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
SUBJETIVIDADE
ESPAÇO GEOGRÁFICO
PERCEPÇÃO ESPACIAL
Resumen: A escola deve acompanhar as evoluções tecnológicas para que possa efetivar a educação na atualidade. Da mesma forma, a educação em geografia deve acompanhar os novos estudos para dar conta de explicar o espaço no mundo atual. Desse modo, muito mais do que falar sobre geografia, deve-se debater sobre o espaço, categoria máxima de tal ciência. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo investigar a percepção espacial de alunos do ensino médio. Como os educandos, jovens adolescentes, de uma escola particular de ensino concebem o espaço, o lugar onde vivem, foi a pergunta que norteou a presente produção textual. A pesquisa realizada nesta dissertação foi efetivada através de uma oficina didático-pedagógica que averiguou as descrições feitas pelos estudantes acerca do trajeto compreendido entre suas casas e a escola. Ao longo do texto procurou-se, sob uma reflexão epistemológica, discorrer sobre questões diretamente envolvidas com a pesquisa. Desse modo a tecnologia, o espaço, e a educação espacial são analisados através de pressupostos teóricos e críticos. O trabalho destaca, ainda, o sensoriamento remoto como uma ferramenta capaz de se tornar um poderoso recurso didático, vindo, desta forma, em auxílio de uma educação espacial. Os resultados da pesquisa são analisados por meio de uma concepção fenomenológica, partindo-se de categorias previamente estabelecidas que interpenetram-se com o próprio espaço, sejam elas, a realidade, a imagem, o lugar e a identidade. A interpretação dos resultados desta pesquisa encaminha conclusões que apontam para a subjetividade como fator a ser considerado na busca de uma adequada educação espacial.
School must follow the technological evolutions so that education may be effective nowadays. In the same way, education in geography must follow the recent studies in terms to explain the space in the present world. This way, more than talking about geography, the space must be debated, as it is a greater category of such science. In this sense, the present piece of work aims to investigate spatial perception in high school students. How do students, adolescents, from a private school conceive space, the place where they live, was the guidequestion to this textual production. The research in this dissertation was effected through a didactic-pedagogical workshop which verified the descriptions made by the students about the path from their houses to school. Along the text, an attempt was made, under an epistemological reflection, to discuss questions directly involved with the research. Thus, technology, space, and spatial education are analyzed through theoretical and critical presuppositions. This work emphasizes remote sensing as a tool capable to become a powerful didactic resource, coming towards to help spatial education. The research results are analyzed according to a phenomenological concept, from previous established categories that interpenetrate with the space itself, which are reality, image, place and identity. The interpretation of the research results leads conclusions that point out to the subjectivity as a factor to be considered in search of an appropriate spatial education.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2944
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000395652-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo9,33 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.