Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2948
Tipo: masterThesis
Título: Aprendizagem de geometria plana por meio de técnicas de sensoriamento remoto
Autor(es): Gil, Karen Henn
Orientador: Lahm, Regis Alexandre
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2012
Palabras clave: EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
GEOMETRIA PLANA - ESTUDO E ENSINO
MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
SENSORIAMENTO REMOTO
APRENDIZAGEM
Resumen: Esta pesquisa foi realizada em uma escola estadual do Rio Grande do Sul com duas turmas de 5ª série. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual se trabalha com o problema: Como a utilização do Sensoriamento Remoto (SR) pode contribuir para o ensino e a aprendizagem da Geometria Plana para alunos da 5ª série de uma escola Estadual de Porto Alegre? Tem-se por objetivo analisar a contribuição das técnicas de Sensoriamento Remoto (SR) na construção de conhecimentos referentes às medidas de distância, formação de figuras geométricas e determinação de seus perímetros. O Ensino de Geometria Plana, embora seja um conteúdo de relevância, não vem recebendo a devida importância no Ensino Fundamental. Visando apresentar uma proposta inovadora, foi realizado um conjunto de atividades com as duas turmas de 5ª série durante as aulas de Matemática em contexto de Unidade de Aprendizagem (UA), que foi constituído de oito encontros, dentre eles, cinco consistiram em atividades realizadas com imagens orbitais por meio da utilização do software Google EarthTM. Estas tarefas trouxeram motivação para as aulas de matemática, oportunizando pesquisa e desenvolvimento de competências com a utilização de ferramentas disponíveis no software. Observou-se um evidente crescimento em relação a este conteúdo desde a primeira tarefa que visava verificar conhecimentos prévios até a última tarefa na qual os alunos construíram figuras planas. Os alunos mostraram-se usuários criativos e colaboradores, evidenciando que a tecnologia pode ser um recurso que oportuniza o protagonismo dos sujeitos no seu aprendizado.
This present research was carried out in a public school in Rio Grande do Sul with two classes of 5th grade. It is a qualitative research, which the following problem has been worked: How does the use of Remote Sensing (RS) may contribute to the teaching and learning of Plane Geometry for students of the 5th grades in a Public school in Porto Alegre? It has as purpose to analyze the contribution of Remote Sensing techniques (SR) in the building of knowledge concerning the measures of distance, formation of geometric figures and determination of their perimeters. The Teaching of Plane Geometry, although it is a content of relevance, does not come from receiving the due importance in Elementary Education. In order to present an innovative proposal, was carried out a sequence of activities with the two classes of 5th grade during Mathematic classes in the context of the Learning Unit (LU), which was composed of eight meetings, among them, five consisted of activities performed with orbital images through the use of the software Google EarthTM. These tasks have brought motivation for the mathematic classes, offering research and development of skills with the use of tools available in the software. It was observed a clear growth in relation to this content since the first task which sought to verify prior knowledge until the last task in which students have built flat figures. The students seemed to be creative users and collaborators, showing that the technology can be a resource that favors the protagonism of the subjects in the learning process.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2948
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000439686-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,41 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.