Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3015
Tipo: masterThesis
Título: A reconstrução da prática docente em matemática em um grupo de estudos de professoras
Autor(es): Oliveira, Gláucia Elisa de
Orientador: Ramos, Maurivan Güntzel
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2006
Palavras-chave: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORES - ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
PRÁTICA DE ENSINO
Resumo: O presente trabalho relata o processo de reorganização da prática docente associada ao currículo de Matemática do Ensino Fundamental em um grupo de estudos formado por professoras de uma escola privada de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O grupo reuniu-se com o objetivo de observar sua evolução teórica e compreender as principais modificações em sua prática, partindo da seguinte questão norteadora: de que modo se reconstrói a prática docente de professoras de Matemática do Ensino Fundamental que participam de um grupo de estudos? Nas reuniões, as professoras buscaram estratégias para qualificar seu trabalho cotidiano, com vistas a sua melhoria e à da aprendizagem dos alunos. A investigação traz à luz as dificuldades das professoras em motivar seus alunos, tendo-se observado que é fundamental reconstruir a prática docente, envolvendo os educandos nas atividades escolares. O grupo também constatou que, para que a reorganização de sua ação se efetive e os educandos encontrem significado no que estão aprendendo, é necessário aproximar os conteúdos e as atividades propostas do contexto da comunidade. No processo de discussão sobre o âmbito escolar no grupo de professoras, refletindo, compartilhando saberes, trocando experiências e aprendendo a aprender, foi possível observar a recuperação da auto-estima das participantes. Com isso, ficou claro aos sujeitos da pesquisa que, na sala de aula, podem mediar as situações de aprendizagem, incentivando os alunos a serem sujeitos participativos, autônomos e críticos na construção do seu saber.
The present work reports the process of reorganization of the teaching practice associated with the curriculum of Mathematics in the Elementary School in a study group composed of teachers of a private school in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The group met with the aim of both observing their theoretical evolution and understanding the main modifications in their practice, from the following orienting question: how is the teaching practice of Mathematics teachers of Elementary School who participate in a study group reconstructed? In the meetings, the teachers sought strategies to qualify their daily work, aiming at its improvement and the students learning. The investigation throws light on the difficulties teachers have to motivate their students. It was observed that it is fundamental to reconstruct the teaching practice, involving students in the school activities. The group also concluded that, in order to accomplish the reorganization of its action, and the students to find meaning in what they study, it is necessary to approximate both the contents and the activities to the community context. In the process of discussion about the school scope in the group of teachers, by reflecting, sharing knowledge, exchanging experiences, and learning to learn, it was possible to observe the recovery of self-esteem of the participants. It became clear to the subjects of this research that, in the classroom, they can mediate learning situations, encouraging students to be participative, autonomous, and critical subjects.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3015
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000383783-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo617,45 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.