Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3023
Tipo: masterThesis
Título: Aprendizagem de conceitos geométricos em ambiente de geometria dinâmica: uma análise da produção de alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental
Autor(es): Rosa, Renata Urruth
Orientador: Cury, Helena Noronha
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2008
Palavras-chave: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
GEOMETRIA - ENSINO
APRENDIZAGEM
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo avaliar a aprendizagem de conceitos geométricos de alunos das séries finais do Ensino Fundamental, a partir de suas produções, obtidas por meio de trabalho desenvolvido em ambiente de Geometria Dinâmica. De forma mais específica, pretende-se identificar as estratégias utilizadas pelos alunos ao se confrontarem com as situações propostas nas atividades em ambiente de Geometria Dinâmica, analisar como os alunos respondem aos questionamentos feitos durante a realização das atividades e refletir sobre como os professores avaliam a contribuição do trabalho nesses ambientes para a aprendizagem de conceitos de Geometria. Desenvolve-se a pesquisa com alunos de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental de um colégio da rede particular de Porto Alegre. Para coletar os dados e informações, realizam-se oito atividades no Laboratório de Informática, em que os alunos fazem uso do software Cabri Géomètre II, e entrevistas com as professoras das séries citadas. Faz-se a análise dos dados por meio da categorização das respostas dos estudantes aos questionamentos feitos nos roteiros; das observações de todas as sessões de trabalho e do estudo das construções feitas pelos alunos. A entrevista realizada com as professoras de Matemática revela que estas acreditam na importância de se realizar atividades em ambientes de Geometria Dinâmica como forma de contribuir para a aprendizagem dos estudantes sobre conceitos geométricos. Conclui-se que o trabalho proposto em ambiente de Geometria Dinâmica possibilitou aos estudantes a exploração de conceitos e propriedades geométricas, a formulação de conjeturas e o confronto com suas próprias concepções acerca dos entes geométricos, à medida que validavam as estratégias utilizadas nas construções feitas por eles, frente ao dinamismo oferecido pelo Cabri Géomètre II.As atividades desenvolvidas permitiram, portanto, a reestruturação do pensamento e, como conseqüência, a aprendizagem de conceitos geométricos.
The present dissertation has as objective to evaluate the learning of geometric concepts of students of the final grades of elementary school, through their productions, got from the work developed in dynamic geometry environment. Specifically, we intend to identify the strategies used by these students when facing the proposed situations in the activities developed in a dynamic geometry environment, analyzing how the students answer to the questions made during the accomplishment of the activities and to reflect on how the teachers evaluate the work contribution, in these environments, for the learning of geometry concepts. The research is developed with students of 7ª and 8ª elementary grades of a private school in Porto Alegre. To obtain the data and information, eight activities in the computer laboratory have been fulfilled, when the students have used the Cabri Géomètre II software, and mathematics teachers of these school grades were interviewed. Data was analyzed through the categorization of the students´ answers to the questions made in the schedules; the observations of all the work sessions and of the study of the constructions made by the students. The interview carried through with the teachers reveals their beliefs about the importance of developing activities in a dynamic geometry environment, as a way to contribute for the students´ learning of geometrical concepts. We conclude that the work in dynamic geometry environments made possible to the students the exploration of geometrical concepts and properties, the formulation of conjectures and the confrontation with their own conceptions concerning geometrical contents, while they validated the strategies used in the constructions, facing the dynamism offered by Cabri Géomètre II. The activities developed allowed, therefore, the thought reorganization and, as consequence, the learning of geometrical concepts.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3023
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000399555-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,46 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.