Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/3028
Tipo: masterThesis
Título: Reconstrução de conhecimentos dos alunos sobre a educação ambiental por meio de uma unidade de aprendizagem: um estudo de caso
Autor(es): Muchulski, Diane Wolosky
Orientador: Harres, João Batista Siqueira
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2011
Palabras clave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
APRENDIZAGEM
Resumen: Este texto apresenta uma pesquisa sobre Educação Ambiental desenvolvida a fim de compreender como se dá a reconstrução do conhecimento dos alunos sobre esta temática por meio de uma Unidade de Aprendizagem. A partir de trabalhos anteriores na área, considerou-se como pressupostos teóricos: a importância da estruturação do ensino em Unidades de Aprendizagem, a necessidade de organizar ações didáticas a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, o seguimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A pesquisa ocorreu no município de Camaquã (RS), envolvendo alunos de uma turma de 1º ano de Ensino Médio de uma escola pública na disciplina de Biologia. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2007), tendo como fonte de dados as respostas a questionários, as produções decorrentes das atividades realizadas durante a aplicação da Unidade de Aprendizagem e registros no diário do pesquisador. A análise desses materiais evidenciou que os alunos pesquisaram partindo de suas dúvidas e questionamentos, abordando, de maneira aprofundada, questões sociais relacionadas à Educação Ambiental e ao Desenvolvimento Sustentável. Ao final, foi possível identificar um crescimento em relação ao aprofundamento e contextualização dos conhecimentos, ao senso crítico e à autonomia. Assim, a investigação permitiu concluir que é preciso conhecer a comunidade escolar, partir dos conhecimentos prévios, relacionar teoria e prática e oferecer atividades diversificadas que contribuam para que os alunos atribuam novos significados, de modo que os conhecimentos se tornem mais complexos e científicos.
This text presents a research on Environmental Education developed in order to understand how the reconstruction of students' knowledge on this issue through a Learning Unit. From previous work in the area, was taken as assumptions: the importance of structuring the teaching of Learning Units, the need to organize the teaching from the students' prior knowledge and monitoring of the National Curriculum. The research took place in the city of Camaquã (RS), involving students in a biology class of 1st year of high school level in a public school. Data analysis was performed using Textual Analysis of Discourse. The data source data was the answers to questionnaires, the yields from the activities undertaken during the implementation of the Learning Unit and journaling by the researcher. The analysis of these materials showed that the students surveyed starting from their doubts and questions, addressing, in depth, social issues related to Environmental Education and Sustainable Development. In the end, it was possible to identify a growth regard to the deepening of knowledge and context, the critical thinking and autonomy. The investigation concluded that on Environmental Education is necessary to know the school community, starting from previous knowledge, linking theory and practice and offer diverse activities to help ensure that students give new meanings, so that knowledge becomes more complex and scientific.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3028
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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