Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/3035
Tipo: masterThesis
Título: Análise de uma proposta construtivista de ensino de frações por meio da resolução de problemas
Autor(es): Polese, Felipe Oneda
Orientador: Borges, Regina Maria Rabello
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2011
Palabras clave: EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
FRAÇÕES
APRENDIZAGEM
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
CONSTRUTIVISMO
SOLIDARIEDADE (EDUCAÇÃO)
Resumen: Esta dissertação apresenta a análise de um trabalho realizado em sala de aula, com uma turma de 5ª série do Ensino Fundamental, em uma escola particular no município de Anta Gorda, no Rio Grande do Sul. O objetivo geral da pesquisa foi avaliar a aprendizagem dos alunos sobre frações a partir da resolução de problemas numa perspectiva construtivista. A abordagem metodológica foi predominantemente qualitativa. Os instrumentos de pesquisa consistiram em dois questionários. O primeiro, envolvendo conhecimentos sobre frações, foi aplicado antes de iniciar as atividades e reaplicado um semestre após a conclusão das mesmas, em sala de aula. O segundo questionário possibilitou a avaliação dos alunos sobre o trabalho desenvolvido. Outros instrumentos de pesquisa foram os exercícios realizados pelos alunos e o diário de aula com registros sistemáticos feitos pelo professor. Todos os dados obtidos foram submetidos a uma Análise Textual Discursiva. Antes de explicitar a análise, o texto apresenta o relato das atividades sobre frações, que foram desenvolvidas a partir dos conhecimentos prévios dos alunos.Os resultados obtidos indicam escassos conhecimentos iniciais sobre frações, participação interessada e entusiasmada dos alunos nas aulas, bom desempenho na avaliação escolar sobre o tema e persistência da aprendizagem depois de decorrido um semestre da realização das atividades. Quanto à avaliação dos alunos sobre o trabalho desenvolvido, eles destacaram a interatividade e aspectos práticos relacionados à teoria, coerentes com a resolução de problemas mediante um enfoque construtivista. A maioria dos alunos declarou não ter encontrado dificuldades e relacionou a importância desse trabalho à partilha que se deve ter com as outras pessoas, bem como a ajuda ao próximo e a solidariedade. Os resultados da avaliação feita pelos alunos são coerentes com a filosofia da escola.
This dissertation presents the analysis of work with a class of basic education students from 5th grade in a private school in the city of Anta Gorda, in Rio Grande do Sul. The aim of the research was to evaluate students learning about fractions from problem solving in a constructivist perspective. The methodological approach was qualitative. The research instruments consisted of two questionnaires. The first, involving knowledge of fractions was applied before starting the activities and reapplied a semester after their conclusion, in the classroom. The second questionnaire allowed the assessment of pupils about their work. Other research instruments were the exercises performed by students and the daily lesson with systematic records made by the teacher. All data were subjected to a Discoursive Textual Analysis. Before explaining the analysis, the text reports on activities of the fractions which were developed from previous knowledge of students.The results indicate limited initial knowledge about fractions, interested and enthusiastic participation of students in class, good performance in school evaluation on the topic and persistence on the topic of learning after a semester of performing activities. On the analysis of students about their work, they stressed the interactivity and practical aspects related to the theory, consistent with the resolution of problems through a constructivist approach. Most students said they did not find related difficulties and the importance of sharing the work that must have with other people as well as helping others and solidarity. The results of the evaluation made by students are consistent with the philosophy of the school.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3035
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000435408-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,23 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.