Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3053
Tipo: masterThesis
Título: O equilíbrio dinâmico entre o racional e o emocional: movimentos de formação de um bom professor
Autor(es): Rangel, Luiz Flávio
Orientador: Moraes, Roque
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2006
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
COMPETÊNCIA PROFISSIONAL
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar posturas e procedimentos do professor que contribuem para a construção de um clima favorável ao processo educativo. No desenvolvimento da pesquisa, trabalhei com 25 alunos formandos do ensino médio de uma Escola Estadual. Inicialmente por meio de um diálogo aberto, os participantes foram informados dos objetivos do trabalho. Em um segundo momento lhes foi solicitado que relatassem de forma minuciosa através de relatos textuais quais as características dos seus professores que favoreciam a construção de um relacionamento interpessoal positivo, transformando a sala de aula em um ambiente onde eles sentissem prazer em permanecer. O trabalho se preocupou em analisar mais especificamente as relações interpessoais positivas desenvolvidas pelo professor, evidenciando a importância e a necessidade de que a escola se constitua em um local privilegiado, na promoção das habilidades relacionais dos envolvidos com o processo educacional. A pesquisa conclui que o surgimento das competências dos professores ocorre com naturalidade a partir de um relacionamento interpessoal positivo, pelo fato de que ao valorizar os saberes do outro como parte integrante do processo de construção do conhecimento, o professor equilibra os aspectos formais e políticos de sua prática pedagógica, e dessa forma possibilita a criação de espaços de diálogos que ultrapassam os limites da racionalidade das disciplinas, construindo conhecimentos com a possibilidade de intervenção social.
The objective of this research was to investigate actions and procedures of the teacher that contribute to the construction of a positive climate to the educational process. The study was conducted with 25 senior high school students of a public school. By means of an open dialogue, the participants were informed of the objectives of the research. In sequence they were requested to describe the characteristics of their teachers that,in their view, favored the construction of a positive relationship, changing the classroom into an environment where they felt pleasure in remaining. The study focused on the analysis of positive relationships development by the teachers, trying to comprehend the importance and the necessity that the school constitutes a privileged place in the promotion of relational abilities. The research concluded that the construction the teachers' competencies occurs naturally from a positive relationship among all the subjects involved in the classroom. In valuing others’ knowledge as an important aspect of knowledge reconstruction, the teacher balances formal and political aspects of teaching practice and, at the same time, creates room for dialogues that exceed the limits of the disciplines' rationality, producing knowledge with possibilities of social intervention.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3053
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000345667-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo515,45 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.