Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3060
Tipo: masterThesis
Título: A teoria de Gérard Vergnaud como aporte para a superação da defasagem de aprendizagem de conteúdos básicos da matemática: um estudo de caso
Autor(es): Jenske, Grazielle
Orientador: Harres, João Batista Siqueira
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2011
Palavras-chave: EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
MATEMÁTICA - ENSINO
APRENDIZAGEM
EDUCAÇÃO - TEORIAS
Resumo: Inserida na perspectiva de que o aluno avança em sua trajetória escolar à medida que compreende e interioriza os conceitos, esta pesquisa analisou uma proposta de intervenção com cinco alunos de 8º. ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do Estado de Santa Catarina que apresentavam defasagens de conteúdos matemáticos, ou seja, o desempenho na disciplina de Matemática apresentava-se aquém do esperado para o nível de escolaridade em que se encontravam. Este trabalho guiou-se à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e teve como finalidade por em prática os estudos de Gerard Vergnaud acerca da Teoria dos Campos Conceituais na tentativa de compreender como ocorre a aprendizagem e, ao mesmo tempo, como alternativa de superação para a defasagem de aprendizagem de conteúdos escolares, de modo a reduzir os obstáculos conceituais que estes alunos possuem em relação às operações fundamentais da matemática. Os dados coletados foram analisados de maneira quantitativa e qualitativa para fomentar as análises. Como um dos resultados da intervenção realizada, verificou-se que houve uma significativa aprendizagem dos conceitos que envolvem o campo conceitual aditivo e o campo conceitual multiplicativo, pois os alunos ao construírem os significados destas operações buscaram esquemas cada vez mais avançados apresentando progresso, principalmente no campo conceitual aditivo.
Into the perspective of the student progresses in their school as they understand and internalize the concepts, this study examined a proposal for intervention with five students from 8th years of elementary level to a public school in the state of Santa Catarina that had gaps of mathematical content, or whose performance in Mathematics is presented below expectations for the level of schooling in which they were. This work led to the Theory of Meaningful Learning of David Ausubel aimed to put into practice the Gerard Vergnaud studies concerning the Theory of Conceptual Fields in an attempt to understand how learning occurs and at the same time as alternative to overcome the lag in learning school subjects in order to reduce the conceptual obstacles that these students have in relation to the fundamental mathematics operations. The data collected were analized to promote quantitative and qualitative analysis. As one result of the intervention, it was found that there was a significant learning of the concepts of the conceptual field additive and multiplicative conceptual field, for students to construct the meanings of these operations have sought ever more advanced schemes showing progress, particularly in the field conceptual additive.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3060
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000434027-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,88 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.