Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/3066
Tipo: masterThesis
Título: A resolução de problemas matemáticos na 5ª série do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinar
Autor(es): Bueno, Fabiane Rezende Neves
Orientador: Basso, Nara Regina de Souza
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2009
Palabras clave: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
APRENDIZAGEM
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
TRANSDISCIPLINARIDADE
Resumen: O trabalho aqui apresentado está relacionado com a investigação a respeito de que forma atividades interdisciplinares, tendo um mediador que desenvolva atitudes transdisciplinares, contribuem para o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de resolução de problemas matemáticos na 5ª série do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 5ª série, em uma escola de ensino fundamental do município de Alvorada, com a colaboração dos professores de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e História dessa turma. O trabalho foi realizado a partir da avaliação de cinco oficinas, envolvendo a resolução de problemas, que foram realizadas com os alunos: palestra sobre a solidariedade, campanha do agasalho, preparação de um bolo, recreio monitorado e dia do carinho. Por meio da análise textual discursiva realizada a partir dos depoimentos coletados dos professores e alunos, as respostas foram organizadas em quatro categorias: o professor e a reflexão sobre a prática pedagógica, a relação entre professor-aluno e mudança de atitudes, contribuições para a aprendizagem e responsabilidade social e a perspectiva do aluno na resolução de problemas. Conforme os resultados, as atividades relacionadas a atitudes transdisciplinares resultaram em mudanças pessoais e na aprendizagem. Em relação a mudanças pessoais, observou-se nos alunos maior respeito aos colegas e ao diferente, desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe e do espírito solidário, mais responsabilidade, maior interesse em resolver problemas e em aprender. Houve avanços na interpretação de problemas matemáticos, de exercícios propostos e de textos em geral.Observou-se também que os alunos desenvolveram uma maior capacidade de contextualização, eles foram capazes de relacionar a vivência diária com os conteúdos que estavam sendo trabalhados em sala de aula, desenvolvendo assim a habilidade de resolver problemas matemáticos na 5ª série do ensino fundamental.
The purpose of this paper evolves a research on how the development of transdisciplinary activities, and having a mediator that develop interdisciplinary attitudes, contribute to the learning and teaching process of math problems in the fifth grade of Elementary school. The research was developed on a class of the fifth grade classroom from an Elementary school of Alvorada. This work had as supporters the Portuguese, Math, Science and History teachers of these fifth graders. The activities of this project were created based on five workshops evolving the resolution of problems. The workshops are described as it follows: a speech of the importance of solidarity, participation on a campaign to clothes donation, baking of a cake, monitored recess and the“Dia do Carinho”. Analyzing the textual discursive reports collected from teachers and students, the answers were organized in four categories: the teacher and the reflexion about the pedagogical act, the relationship between teacher and student, the attitude changes, the contributions to the learning, the social responsibility and the perspective of the students on solving problems. According to the results, the activities related to transdisciplinarity resulted on personal and learning changes. On what refers to the personal changes, was observed a sense of respect towards other people and to the unknown, development of the team work capacity and the development of the solidarity spirit, responsibility on problem solving and interest on learning. There was clear the advance on the interpretation on math problems, of general activities and texts.The students developed the ability of contextualizing, they were able to relate their daily routine to the subjects were being taught at school, developing advances on the ability of solving math problems on the fifth grade of Elementary school.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3066
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000416395-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo369,17 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.