Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/3072
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Valderez Marina do Rosárioen_US
dc.contributor.authorOsório, Vanessa da Conceiçãoen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:52:22Z-
dc.date.available2013-08-07T18:52:22Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3072-
dc.description.abstractEsta dissertação relata e analisa a evolução de um grupo de professoras, que se dispôs a refletir sobre o ensino de Ciências e a vivenciar atividades experimentais com o propósito de reconstrução da prática docente em relação ao ensino de Ciências. A pesquisa envolveu professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola municipal, do interior do Estado do Rio Grande do Sul. A abordagem qualitativa contemplou aspectos de pesquisa-ação, tendo como objetivo principal investigar as contribuições dos princípios educativos do educar pela pesquisa e da vivência em oficinas pedagógicas, para qualificação docente das professoras, no ensino de Ciências. A investigação constou de quatro etapas: entrevistas iniciais; encontros com o grupo de aprendizagem; realização de uma atividade experimental das professoras em sala de aula; entrevista final. Após as entrevistas iniciais, foram realizados oito encontros em um período de três meses. As estratégias utilizadas nos encontros proporcionaram ao grupo desenvolver o questionamento reconstrutivo, a argumentação, a comunicação, a produção própria, iniciarem o processo de autonomia e as ajudou a superar as dificuldades existentes e a avançar na compreensão de sua prática e de si mesmas. As reflexões, discussões, e produções apontam a vivência dos princípios educativos do educar pela pesquisa e a vivência nas oficinas pedagógicas, como uma proposta que contribuiu para o início do processo de qualificação da prática docente das professoras no ensino de Ciências e para a recuperação de suas competências. Este trabalho também revela a importância de ter nas escolas um espaço de reflexão-ação-reflexão para capacitação docente.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation describes and analyses the evolution of a group of teachers willing to reflect and experience experimental activities with the aim of rebuilding the teaching practice regarding Science teaching. The research involved elementary school teachers of a municipal school of the interior of Rio Grande do Sul. The qualitative research approach contemplated aspects of research-action, having as its main goal to investigate the contributions of teaching principles for the teaching through research and experiencing at pedagogical workshops for the teaching qualification of teachers. The investigation combined four stages: initial interviews; meetings with the learning group; performance on an experimental activity by teachers in the classroom; final interview. Following the initial interviews, eight meetings took place within three months. The strategies used enabled the group to develop reconstructive questioning, argumentation, communication, and self production, to begin a process of autonomy as well as helped the group to overcome the existing obstacles and to improve the comprehension of their practice and of themselves. The reflections, discussions and productions point to the experiencing of educational principles of teaching through research and experiencing at the pedagogical workshops, as a proposal that contributed to the beginning of the teaching practice qualification process of teachers in Science teaching and for the recovery of their abilities. This work also reveals the importance of having at schools a space of reflection-action-reflection for the teaching professional development.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectCIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.subjectPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO CONTINUADApt_BR
dc.subjectOFICINAS PEDAGÓGICASpt_BR
dc.subjectENSINO - TÉCNICASpt_BR
dc.titleO educar pela pesquisa e as oficinas pedagógicas: contribuições para prática docente no ensino de ciências das séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000388460-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo576,16 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.