Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/3078
Tipo: masterThesis
Título: Relação entre a compreensão leitora e a aprendizagem matemática: uma investigação com licenciandos em matemática
Autor(es): Menegat, Luciana Arenhart
Orientador: Viali, Lorí
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2007
Palabras clave: MATEMÁTICA - ENSINO SUPERIOR
LEITURA - APRENDIZAGEM
ESTUDANTES DE MATEMÁTICA
Resumen: Este trabalho versa sobre a relação entre compreensão leitora e aprendizagem da matemática com base em uma amostra de alunos ingressantes em cursos de Licenciatura em Matemática de instituições de ensino da região metropolitana de Porto Alegre. O objetivo é investigar a relação entre a compreensão leitora e a aprendizagem da Matemática. Uma pesquisa de campo foi efetuada medindo a compreensão leitora com utilização da técnica Cloze enquanto que o desempenho em Matemática foi avaliado com o uso de questões objetivas já testadas e validadas. Variáveis intervenientes foram levantadas e confrontadas com o desempenho da compreensão leitora e da aprendizagem em Matemática para verificar seus efeitos de confusão. Os resultados da pesquisa mostraram a existência de correlação entre as variáveis compreensão leitora e aprendizagem matemática, ou seja, a proficiência em leitura interfere na aprendizagem de conceitos matemáticos. Verificou-se também que a ordem de aplicação dos instrumentos de medida afeta diretamente o coeficiente de correlação entre as duas variáveis.
This paper deals with the relationship between reading comprehension and the learning of mathematics based on a sample of first yea mathematics undergraduate students from institutions of the metropolitan region of Porto Alegre. The objective is to investigate the relationship between reading comprehension and the learning of mathematics. An exploratory research was carried out measuring the reading comprehension through the use of the Cloze technique while the performance on mathematics was evaluated with the use of objective questions which had already been tested and validated. Intervening variables were obtained and confronted with the performance on both reading comprehension and the learning of mathematics in order to verify their confounding effects. The results of the research have showed the existence of a correlation between the variables reading comprehension and mathematical learning. In other words, reading comprehension interferes in the learning of mathematical concepts. It was also verified that the order of application of the measuring instruments directly affects the correlation coefficient between the two variables.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3078
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000388457-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo734,87 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.