Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10923/3084
Type: | masterThesis |
Title: | A inserção da informática como instrumento de pesquisa para a qualificação do processo didático no ensino profissionalizante |
Author(s): | Schwingel, Alexandra Maria |
Advisor: | Moraes, Roque |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Graduate Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Issue Date: | 2007 |
Keywords: | EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INTERNET NA EDUCAÇÃO INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO ENSINO PROFISSIONALIZANTE ENSINO EM GRUPO |
Abstract: | Esta pesquisa foi realizada ao longo do primeiro semestre de 2006 (2006 A), com os alunos da disciplina de Estágio, do Ensino Profissionalizante, de uma escola privada do Vale do Taquari. Trata-se de um trabalho que teve por objetivo investigar o desenvolvimento de um projeto de pesquisa destes alunos. Para desenvolver essa capacidade, os alunos trabalhavam com os pressupostos do Educar pela pesquisa (autonomia, construção e reconstrução do conhecimento), Utilizando o ambiente interativo dos “grupos” de Internet para que os alunos socializassem as suas pesquisas para a apreciação crítica do professor e dos colegas. Como resultados desse processo, destacam-se comunicação entre os sujeitos via os grupos, o acompanhamento, mesmo que a distância, do mediador garantindo segurança aos sujeitos da pesquisa e as orientações do professor para qualificar a produção textual dos alunos. This research was done in the first semester of 2006 (2006 A), with the students of a discipline of a Professionalizing Course in a private school in Vale do Taquari. It is about a work that had as the objective to investigate the development of a research project t conducted by these students. In the study the students were stimulated to work based on “education through research” (the autonomy, construction and reconstruction of the knowledge), using the interactive environment of the “group” of Internet so that the students socialized theirs research for the critical appreciation of the teacher and the colleagues. As results of this process, there was observed an active communication between the students through the Internet “groups” the importance of the accompaniment, even at by the distance, by the mediator allowing security to the students research’s and for the textual productions of the students, with teachers’ orientation. |
URI: | http://hdl.handle.net/10923/3084 |
Appears in Collections: | Dissertação e Tese
|
All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.