Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/3088
Tipo: masterThesis
Título: Bioética com animais e preservação: uma abordagem na disciplina de Biologia do ensino médio
Autor(es): Menegotto, Rossana Hoffmeister
Orientador: Borges, Regina Maria Rabello
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2007
Palabras clave: BIOLOGIA - ENSINO MÉDIO
BIOÉTICA
EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL
Resumen: Esta pesquisa envolveu duas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio noturno, em uma escola da rede pública estadual. As atividades em sala de aula foram desenvolvidas como uma unidade de estudo temático, na parte de ecologia, na disciplina de Biologia. O objetivo principal foi avaliar os conhecimentos e idéias prévias dos alunos a respeito de temas como preservação de espécies ameaçadas de extinção e condutas éticas relativas aos animais, acompanhando possíveis modificações em suas idéias e condutas no decorrer da pesquisa. Como instrumentos de coleta de dados a respeito das opiniões dos educandos, foram aplicados questionários temáticos, com situações reais, nas quais os alunos posicionaram-se sobre os temas. Os questionários foram aplicados na fase inicial e final do projeto. Ao longo do desenvolvimento das atividades, os alunos leram e discutiram textos selecionados e debateram em aula, desenvolvendo posteriormente redações sobre os temas escolhidos, que foram também analisadas. Para análise dos dados coletados, foi utilizada uma abordagem qualitativa, por meio de análise textual discursiva, conforme proposto por Moraes (2003).Por meio da análise dos dados, pode-se notar que certas atitudes são inaceitáveis, do ponto de vista ético, para os alunos, como em casos graves de maus tratos a animais. Os temas mais polêmicos, como os abates em frigoríficos, tiveram maior divisão de opiniões entre os alunos. As temáticas relacionadas às condutas éticas com animais, como a vivissecção em universidades e centros de pesquisa e os abates em frigoríficos, são aceitáveis para muitos dos educandos, desde que sejam atendidas as normas éticas básicas para estas práticas. Notou-se que, embora a maioria dos alunos expresse preocupação relacionada ao bem-estar dos animais, poucos têm atitudes práticas a respeito, e, quando o fazem, geralmente são referentes a animais de sua relação restrita. Os resultados mostraram que, com a discussão desses temas, que fazem parte de uma problemática vivenciada pela comunidade, é possível promover uma maior reflexão acerca dessas questões. Como resultado, constatou-se desenvolvimento da capacidade de expressão dos alunos a respeito desses temas, com evolução na sua argumentação escrita, embora na prática não tenham sido constatadas mudanças em suas ações.
This research involved two groups of Education of young and adult students (EJA) of nocturnal education, in a public school. The activities in classroom had been developed as a unit of thematic study, in the ecology part of the Biology. The main objective was to evaluate the knowledge and previous ideas of the pupils regarding subjects as preservation of species threatened of extinguishing and ethical behavior wit the animals, as well as its modification in elapsing of the research. As instruments of acquisition of data regarding the opinions of the students, thematic questionnaires had been applied, with real situations, in which the pupils had been expressed their opinions on the subjects. The questionnaires had been applied in the initial and final phase of the project. In the course of the development of the activities, the pupils had read and argued selected texts and had later debated lesson, developing writings on the chosen subjects. For analysis of the collected data, a qualitative boarding was used, by means of discursive textual analysis, according to Moraes (2003). Using the analysis of the data, it can be noticed that certain attitudes are unacceptable, of the ethical point of view, for the pupils, as in serious cases of animal maltreatment. The subjects most controversial, as the cattle slaughter in frigorific, had greater division of opinions between the pupils. The thematic ones related to the ethical behaviors with animals, as the vivisection in university and centers of research and the cattle slaughter in frigorific, are acceptable for many of the students, since that the ethical norms for these practical are taken care.One observed that, even so the majority of the students express their preoccupation with the welfare dos animals, few have practical attitudes the respect, and, when they make it, generally they are the animals of its restricted relation. The results had shown that, with the study and debate of these subjects in class room, that are a problematic one lived deeply for the community, it is possible to promote a bigger reflection about of these questions. As result, development of the capacity of expression of the pupils was evidenced the respect of these subjects, with evolution in their writings arguments, although in the practical one has even not been evidenced changes in its action.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3088
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000391820-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo8,8 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.