Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/3177
Type: masterThesis
Title: Desenvolvimento de um sistema para quantificação da desorientação espacial
Author(s): Alves, Cloer Vescia
Advisor: Russomano, Thaís
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Issue Date: 2008
Keywords: ENGENHARIA AEROESPACIAL
MEDICINA AEROESPACIAL
CADEIRA ROTATÓRIA ELETRICAMENTE CONTROLADA
PERCEPÇÃO ESPACIAL
FISIOLOGIA APLICADA - AVIAÇÃO
ORELHA INTERNA - FISIOLOGIA
VISÃO - FISIOLOGIA
SEGURANÇA DE VOO
Abstract: Esta dissertação descreve o desenvolvimento da Cadeira Rotatória Eletricamente Controlada - Aperfeiçoada (CREC-Ap), a partir do modelo modificado por Gessinger (2005), cuja base foi a dissertação de mestrado de Piedade (2001), sendo ambos os trabalhos desenvolvidos no então Laboratório de Microgravidade, do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (IPCT), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foram incorporados diversos itens: estrutura de alumínio, estrutura de aço, cobertura, freio hidráulico, manche, aplicativo para captação de sinais e quantificação da desorientação, microcâmera, HUB USB sem fio, monitor de vídeo, expansor de portas USB, software de simulador de vôo, conector rotativo e régua de distribuição de energia elétrica. A base teórica traz a revisão bibliográfica a respeito da fisiologia relacionada à desorientação espacial, bem com aspectos detalhados da gênese deste fenômeno e suas implicações na atividade aérea, com o foco na segurança de vôo, a partir da prevenção. A seguir, são apresentados os materiais e métodos utilizados, trazendo na seqüência os resultados e discussões a respeito dos aperfeiçoamentos propostos, concluindo-se que a CREC-Ap proporcionará ampla aplicação, tanto na aérea de educação quanto de pesquisa, em prol da segurança de vôo.
This dissertation describes the development of the Improved-Electrically Controlled Rotatory Chair (I-ECRC), from the model previously modified by Gessinger (2005), who in turn based developments on the Masters dissertation of Piedade (2001), both having been developmental works carried out in Microgravity Laboratory, Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS). Several new items were incorporated: aluminum structure, steel structure, a cover, hydraulic brake, joystick, an application to capture and quantify signs of disorientation, micro-camera, wireless USB HUB, video monitor, USB ports expander, flight simulator software, rotating connector and device for distribution of electric energy. The theory basis brings the bibliographic review of the physiology related to spatial disorientation, as well detailing aspects of this phenomenon and implications in aerial activity, with the focus in the flight safety, from the prevention. In the sequence, materials and methods are presented, followed by the results and discussions of the proposed improvements, concluding that I-ECRC will bring large application to education and research in order to improve the flight safety.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3177
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000407246-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo8,47 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.