Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3758
Tipo: masterThesis
Título: "Ofereço minha foto como recordação": representações negras em álbuns familiares : (Pelotas 1930-1960)
Autor(es): Lima, Aline Mendes
Orientador: Monteiro, Charles
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Data de Publicação: 2009
Palavras-chave: HISTÓRIA
NEGROS - RIO GRANDE DO SUL - HISTÓRIA
PELOTAS (RS) - FOTOGRAFIAS
FOTOGRAFIA
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar a auto-representação construída pelo grupo negro em fotografias de álbuns familiares pertencentes a moradores da cidade de Pelotas. O recorte temporal, estabelecido entre 1930 e 1960, se inicia no período marcado pela popularização da fotografia e pela disseminação dos estúdios fotográficos. Nessa época, as mudanças técnicas tornaram as câmeras mais simples de serem manipuladas e transportadas, fato que, agregado aos preços mais acessíveis, incentivou a prática da fotografia. O período de estudo encerra-se no final da década de 1950, quando os estúdios passaram a ser procurados com menor freqüência, principalmente para a produção de imagens para as quais era desejada a qualidade técnica de um profissional. Como fonte, utiliza-se os acervos privados familiares - em especial os álbuns fotográficos de três senhoras pelotenses. Essas possuem condições sociais distintas, fator que influencia suas representações fotográficas. Busca-se relacionar as imagens de indivíduos, de famílias e de associações com diferentes temas, definidos por meio das constantes visuais observadas nas fotografias. Além disso, procura-se entender quais elementos foram privilegiados por essas famílias na construção das imagens e de que maneira esses sujeitos dialogaram com os cânones de representação existentes na época.
Esta tesis tiene como objetivo analizar la autorepresentacción construyda por el grupo negro en álbumes de fotos de familias en la ciudad de Pelotas. El recorte de tiempo establecido, entre 1930 y 1960, comienza en el período marcado por la popularización de la fotografía y la difusión de estudios fotográficos. En ese momento, las modificaciones técnicas hacen las cámaras más fáciles de ser manipuladas y transportadas, junto con los precios más asequibles, lo que fomenta la práctica de la imagen. El período de estudio se extiende hasta finales de la década de 1950, cuando los estudios se buscarán con menos frecuencia, por lo general sólo en las fotografías que visita la calidad técnica de un profesional. Se utilizaron como fuentes, las colecciones privadas de familias de negros de Pelotas, en particular los álbumes fotográficos de las tres damas de la ciudad. Esas damas tienen diferentes condiciones sociales, lo que influye en sus representaciones fotográficas. Las imágenes de individuos, famílias y asociaciones fueron relacionadas con diferentes temas, construidos por medio de las constantes visuales percibidas en las fotografias. Además, se busca comprender los elementos que se han dado a estas familias cuando se construyó su propia representación y de qué manera estas personas dialogaron con los cánones de la representación vigentes. spa
URI: http://hdl.handle.net/10923/3758
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000418215-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,25 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.